Anúncios

Guaíba está cerca de três metros abaixo do pico da enchente no começo de maio | FERNANDO OLIVEIRA

Guaíba segue baixando no começo deste domingo e a tendência é seguir recuando não apenas neste começo de semana, mas também ao longo da semana que se inicia, projeta a MetSul Meteorologia com base nos dados dos niveis dos rios e as projeções meteorológicas de chuva e vento.

Medição da régua eletrônica da empresa TideSat, no Cais Mauá, indicava no final da madrugada deste domingo que o Guaíba estava em 2,23 metros. No mesmo horário, ontem, a régua indicava 5,32, logo houve uma baixa de cerca de 10 cm em 24 horas.

Aliás, esta tem sido a tendência que vem se observando nos últimos dias com uma baixa ao redor de 10 cm a cada dia, o que é uma excelente notícia para a cidade de Porto Alegre.

Com as marcas atuais do começo deste domingo, utilizando as referências do Cais, que é o ponto histórico referencial para enchentes na cidade, o Guaíba está cerca de 70 cm abaixo da cota de transbordamento e 30 cm abaixo da cota de alerta, sem mencionar que está ao redor de 3 metros abaixo do pico da enchente no começo de maio.

Embora estes números alentadores diante da realidade dos últimos 40 dias, o Guaíba ainda segue com nível acima do normal. O normal nesta época é ao redor de 1 metro. Com 2 metros ou mais no cais já ocorrem alagamentos nas ilhas. Assim, o Guaíba está muitíssimo abaixo do pico da enchente de mais de 5 metros, porém ainda está acima do nível médio histórico.

Felizmente, até a próxima sexta-feira o tempo firme predomina, embora não se possa descartar instabilidade rápida e fraca na terça no Leste do estado, a tendência é o Guaíba seguir em baixa ainda por vários dias e cair abaixo da cota de 2 metros no cais, portanto abaixo da cota de cheia.

Em um patamar de 2 metros ou menos, o Guaíba fica solidamente dentro de margem de segurança em que o transbordamento é mais difícil mesmo sob episódio do vento do quadrante Sul muito forte a intenso como, por exemplo, na hipótese de um ciclone. É uma cota, porém, ainda alta em caso de evento de chuva volumosa, ainda mais com o assoreamento do delta depois da recente enchente.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.