Anúncios

Guaíba seguiu baixando em mais um dia de sol neste domingo | LUCINEIA THOM

A cheia do Guaíba, considerando os referenciais do Cais Mauá, está perto do fim. O nível já caiu abaixo da cota de transbordamento de 3,00 metros, está abaixo da cota de alerta de 2,50 metros e nesta semana cairá abaixo da cota de cheia de 2,00 metros.

Medição da tarde de hoje da régua da empresa TideSat no cais indicava 2,13 metros. Na mesma hora, no domingo anterior, o nível estava em 2,78 metros. Na última segunda, com vento Sul, chegou a 3,10 metros e depois não parou mais de baixar.

Com as marcas atuais, utilizando as referências do Cais, ponto histórico referencial para enchentes na cidade, o Guaíba está ao redor de 3 metros abaixo do pico da enchente no começo de maio.

Embora estes números alentadores diante da realidade dos últimos 40 dias, o Guaíba ainda segue com nível acima do normal. O normal nesta época é ao redor de 1 metro. Com 2 metros ou mais no cais já ocorrem alagamentos nas ilhas. Assim, o Guaíba está muitíssimo abaixo do pico da enchente de mais de 5 metros, porém ainda está acima do nível médio histórico.

Felizmente, até a próxima sexta-feira o tempo firme predomina e a tendência é o Guaíba seguir em baixa ainda por vários dias e cair abaixo da cota de 2 metros no cais, portanto abaixo da cota de cheia.

Em um patamar de 2 metros ou menos, o Guaíba fica solidamente dentro de margem de segurança em que o transbordamento é mais difícil mesmo sob episódio do vento do quadrante Sul muito forte a intenso como, por exemplo, na hipótese de um ciclone. É uma cota, porém, ainda alta em caso de evento de chuva volumosa, ainda mais com o assoreamento do delta depois da recente enchente.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.