Os últimos dias do verão astronômico e o começo do outono, que se dará no dia 20, devem ser marcados por forte calor em parte do Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul, projeta a MetSul Meteorologia.

METSUL
Uma massa de ar mais quente vai atuar nesta semana sobre o Nordeste da Argentina e o Paraguai, favorecendo uma maior elevação da temperaturas em áreas dos três estados do Sul.
No Norte da Argentina, a temperatura em alguns pontos pode ficar ao redor ou acima de 40ºC, mas na parte meridional do Brasil não são antecipados valores tão extremos.
Os dados indicam que o calor mais intenso nesta semana deve ocorrer em áreas da Metade Oeste gaúcha, especialmente no Oeste, na Fronteira Oeste e no Noroeste.
Em algumas tardes, o calor de maior intensidade deve se estender também do Oeste para pontos mais ao Centro do Rio Grande do Sul.
Os modelos meteorológicos analisados pela MetSul Meteorologia indicam a tendência de altas temperaturas nesta semana também no Oeste de Santa Catarina e ainda no Oeste e no Norte do Paraná.
Os mapas abaixo mostram as projeções de temperaturas máximas para as tardes de hoje, amanhã, quarta e quinta-feira no Sul do Brasil, conforme dados do modelo alemão Icon.

METSUL
As máximas, na maioria dos dias, devem ficar entre 32ºC e 35ºC nestas áreas mais quentes do Sul do Brasil, entretanto em alguns pontos, sobretudo no final da semana, as máximas podem ficar entre 35ºC e 38ºC no Oeste e no Noroeste gaúcho.
Como se observa nos mapas, o calor mais intenso deve se concentrar em áreas mais ao Oeste do Sul do Brasil pela proximidade com o centro da massa de ar quente.
No Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, a tendência é de não aquecer tanto quanto no Oeste. Por isso, Porto Alegre, embora com tardes mais quentes que na última semana, não deve ter calor excessivo com máximas em geral nesta semana de 28ºC e 31ºC quase todos os dias.