Um violento temporal com vento destrutivo atingiu Porto Feliz, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira, provocando grandes estragos. A fábrica da Toyota foi a mais afetada, com cenas de destruição impressionantes.
DIVULGAÇÃO
Imagens gravadas por funcionários mostram o galpão industrial sendo destelhado, estruturas metálicas retorcidas e até um veículo virado pela força dos ventos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, dez pessoas ficaram feridas levemente. Todas estavam conscientes e orientadas e foram levadas por veículos da própria empresa para atendimento. Não houve feridos graves.
O local foi isolado para vistoria da Defesa Civil. A Toyota confirmou o incidente e informou que está levantando detalhes antes de se pronunciar oficialmente.
Uma linha de tempestades acompanhando o deslocamento de uma frente fria avançou pelo estado durante a tarde, trazendo chuvas fortes e rajadas de vento intensas. Na capital paulista, foram registradas rajadas perto de 100 km/h. Em Porto Feliz, pela magnitude dos danos, o vento superou facilmente os 100 km/h e não se afasta um fenômeno severo localizado de vento.
Na cidade, além da fábrica, houve quedas de árvores sobre ruas e fiações, além de destelhamentos em imóveis. A prefeitura decretou estado de emergência. “As equipes seguem em campo contabilizando os prejuízos e prestando apoio aos moradores”, informou a Defesa Civil.
🔴 TEMPO | Violento vendaval destrói fábrica da Toyota no interior de São Paulo. Saiba mais: https://t.co/LqFKvYWVvt. pic.twitter.com/A8D4VLX2ws
— MetSul.com (@metsul) September 22, 2025
Cidades vizinhas como Itu, Salto, Tietê e Sorocaba também relataram problemas, com destelhamentos, quedas de árvores, falta de energia e transtornos no trânsito.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram no interior do estado de São Paulo rajadas até o meio da tarde de 99 km/h em Bragança Paulista, 95 km/h em Piracicaba, 90 km/h em Avaré, 86 km/h em Marília, 86 km/h em Rancharia, 83 km/h em Presidente Prudente, 82 km/h em Barra Bonita e Valparaíso, 80 km/h em Bauru, e 77 km/h em José Bonifácio e Ariranha.
O vento foi muito forte a intenso na tarde desta segunda ainda na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo com rajadas de 98 km/h no Aeroporto do Campo de Marte, 87 km/h no Aeroporto de Congonhas, 78 km/h no Aeroporto Internacional de Guarulhos, 74 km/h em Barueri e 69 km/h no Mirante de Santana.
Os vendavais foram alertados por dias seguidos pela MetSul que nas primeiras horas de hoje reiterou o aviso em que destacava um “perigosa” condição de tempo severo para vendavais. Os temporais são consequência da chegada de uma frente fria que encontrou ar muito quente em sua dianteira com a atuação de uma intensa corrente de jato em baixos níveis.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.