Um paredão de poeira varreu Phoenix e mergulhou a cidade do Sudoeste dos Estados Unidos em uma escuridão quase total, levando à suspensão de voos, obrigando motoristas a saírem das estradas, além de deixar milhares de pessoas sem luz.
CITY OF PHOENIX/DIVULGAÇÃO/AFP/METSUL
Denominado “haboob”, o fenômeno que ocorreu na segunda-feira é comum durante a temporada de monções na região árida dos Estados Unidos.
A tempestade de poeira foi seguida por chuvas intensas e relâmpagos que desencadearam alertas de inundações repentinas.
“Essa poeira das monções não é brincadeira… Por favor, protejam-se!”, advertiu a cidade de Phoenix no X, compartilhando uma foto da massa de poeira sobre aviões, uma imagem que lembra um filme de ficção científica.
Os meios de comunicação locais noticiaram que o fenômeno arrancou parte do teto do Aeroporto Sky Harbor, em Phoenix.
A cooperativa elétrica Trico informou que 7.200 membros ficaram sem eletricidade, enquanto a polícia da cidade de Gilbert alertou para quedas de árvores e semáforos desligados que tornaram as condições perigosas para dirigir.
A poeira reduziu a visibilidade a poucos metros da rodovia I-10, enquanto outra via movimentada, a I-17, foi parcialmente fechada devido a inundações, segundo o Departamento de Transporte do Arizona.
No total, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês), que aconselha motoristas presos em haboobs a pararem e apagarem as luzes para que outros motoristas não os confundam com veículos em movimento e colidam contra eles.
O escritório do Serviço Nacional de Meterorologia (NWS) em Phoenix prevê tempestades isoladas desta terça-feira até quinta-feira, antes que a estiagem volte à região na sexta-feira.
O que é haboob
Um haboob é uma tempestade de poeira intensa, caracterizada por uma gigantesca parede de partículas em suspensão que avança rapidamente sobre o solo. O fenômeno costuma ocorrer em regiões áridas e semiáridas, especialmente em desertos, onde há muita poeira ou areia solta disponível.
O termo vem do árabe habb (“soprar”), refletindo a origem da palavra em países do norte da África e Oriente Médio, onde essas tempestades são comuns há séculos.
Aircraft flies through a large dust storm hitting Phoenix, Arizona, on August 25, 2025.pic.twitter.com/U51JjL5dWU
— Massimo (@Rainmaker1973) August 26, 2025
A massive dust storm swept through Phoenix and other parts of Arizona on Monday, sinking the city into darkness and caused heavy rain and lightning. https://t.co/JG9NuN9dHL pic.twitter.com/V4rj0j9f1S
— The Washington Post (@washingtonpost) August 26, 2025
O gatilho para um haboob geralmente é uma tempestade de chuva intensa ou uma forte célula de tempestade. Quando o ar frio e denso desce da nuvem em forma de corrente descendente (downdraft), ele atinge o solo e se espalha em todas as direções. Esse vento violento levanta grandes quantidades de poeira e areia, formando uma cortina espessa que pode se elevar a centenas de metros de altura e avançar por vários quilômetros, reduzindo a visibilidade a quase zero.
Por que Phoenix sofre com haboobs
A cidade de Phoenix, no estado do Arizona, sofre frequentemente com haboobs por causa de seu clima desértico e seco, onde há grande disponibilidade de poeira e areia solta no solo.
A região está localizada no Deserto de Sonora, caracterizado por temperaturas extremamente altas no verão e longos períodos sem chuva, condições ideais para que partículas fiquem facilmente disponíveis para serem levantadas pelo vento.
Dust storm blankets everything in its path as it rolls through the Phoenix, Arizona, area. pic.twitter.com/FpecQcryHo
— Fox News (@FoxNews) August 26, 2025
Outro fator determinante é a ocorrência das chamadas monções do Sudoeste dos Estados Unidos, que trazem tempestades intensas entre junho e setembro. Essas tempestades produzem fortes correntes descendentes de ar frio que, ao atingir o solo, espalham-se rapidamente e levantam grandes nuvens de poeira.
Quando isso acontece perto de Phoenix, a cidade acaba sendo atingida por enormes paredes de poeira que podem reduzir drasticamente a visibilidade e impactar a saúde e o transporte, como foi o caso de ontem.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.