O portal Diário do Comércio publica matéria intitulada “Mini-furacão formado na Argentina avança para o Brasil e provoca alerta nacional” a partir de uma informação da MetSul Meteorologia sobre um ciclone extratropical no Sul do continente.

REPRODUÇÃO
O título é absolutamente falso e mentiroso. Não há nenhum furacão formado na Argentina e sim um ciclone extratropical, fenômeno normal e recorrente em áreas mais ao Sul do continente. Não bastasse, não existe “mini furacão” em Meteorologia.
Furacão é um ciclone tropical e houve apenas um até hoje que foi documentado na América do Sul, o Catarina no Sul do Brasil em 2004. O clima do Sul da Argentina com águas frias no Sul do continente não permite a formação de furacão, uma vez que as águas oceânicas são muito frias pela corrente marítima das Malvinas.
Em síntese, o título da matéria é enganoso, um click bait, cujo único objetivo é atrair tráfego de internet para a página que publicou a reportagem.
Além disso, o título é também mentiroso sobre um “alerta nacional”. Não existe nenhum alerta nacional na Argentina e muito menos no Brasil em torno deste ciclone. O alerta, laranja a vermelho, foi emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional da Argentina apenas para províncias patagônicas, a milhares de quilômetros do Brasil.
A reportagem, de título enganoso, é correta ao destacar a informação da MetSul de que este ciclone no extremo Sul do Atlântico terá efeitos limitados no Brasil com vento de 50 e 60 km/h entre terça-feira e quarta-feira no Litoral gaúcho e agitação marítima, sem quaisquer riscos para a população.
