Anúncios
O furacão Milton atingiu a costa da Flórida em 9 de outubro, deixando pelo menos 23 mortos e cerca de US$ 50 bilhões em danos. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 23 mil vezes nas redes sociais alegam que um vídeo mostraria tornados gêmeos registrados durante a passagem da tempestade no estado. Mas isso é falso: a sequência foi gravada em junho de 2014, logo há mais de dez anos, quando cinco tornados atingiram o Nordeste do estado norte-americano do Nebraska.

REPRODUÇÃO

Na noite de 9 de outubro, o furacão Milton devastou o centro do estado norte-americano da Flórida, provocando inundações e tornados mortais, apenas duas semanas após a passagem do furacão Helene.

Milton, que deixou a Flórida na manhã de 10 de outubro e seguiu pelo oceano Atlântico, “causou inundações em lugares como Daytona Beach e Saint Augustine”, na costa Leste da península, segundo o governador Ron DeSantis, mas também atingiu o coração do estado, como Orlando, onde os parques temáticos da Disney World permaneceram fechados por precaução.

Contudo, a sequência viral de um capô de automóvel vermelho com “tornados gêmeos” ao fundo não tem relação com os eventos na Flórida em 2024. Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu ao mesmo conteúdo publicado no X em 5 de fevereiro de 2020.

“Em tempo real, esses momentos passam rapidamente. No calor do momento, parecem durar uma eternidade. Encontro próximo com um par de tornados em 2014 no NE [Nebraska], diz a publicação.

A pesquisa também conduziu a uma postagem de 19 de julho de 2024 no perfil de “@forbesricky” no Instagram, que se define como um “caçador de tempestades”. Na legenda, ele afirma que o vídeo corresponde ao “dia dos tornados gêmeos EF4 Pilger, Nebraska em 2014”.

Uma busca avançada no site oficial de Ricky Forbes pelas palavras-chave, em inglês, “tornados gêmeos”  e “Nebraska” levou a vídeos do mesmo momento registrado nas publicações virais.

Uma nova pesquisa no Google, dessa vez pelos termos “tornados gêmeos”“EF4” e “Nebraska”, conduziu a vários vídeos publicados em 2014 que exibem imagens similares (123). Em uma das gravações, a partir de 0:27, é possível ver a mesma paisagem da sequência viralizada.

REPRODUÇÃO

A mesma busca também encontrou um comunicado do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) emitido em 21 de junho de 2014. O texto informa que, em 16 de junho de 2014, um sistema de tempestades atravessou partes do Nordeste do Nebraska e causou cinco tornados, quatro deles classificados como EF-4 na escala Fujita — o que significa que foram tornados violentos. Desses, dois foram considerados “tornados gêmeos” pouco comuns que tocaram o solo ao mesmo tempo.

Segundo o informe, um dos tornados gêmeos atravessou diretamente a vila de Pilger, no Nebraska. Uma segunda nota, publicada em 16 de junho de 2024 pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos marcando os 10 anos dos eventos no Nebraska, acrescenta que “os tornados provocaram duas mortes, vários feridos e milhões de dólares em danos”.

Uma pesquisa no Google pelos termos, em inglês, “tornados gêmeos” e “Flórida” não encontrou resultados que confirmem que fenômenos do tipo tenham sido registrados na região em decorrência do furacão Milton em outubro de 2024. (Com informaçoes da AFP Checamos)

Referências