Meios de comunicação informam que Bagé teve na última quarta-feira (25) a maior pedra de granizo já registrada no Brasil com diâmetro de 14,6 centímetros durante a onda de tempestades que assolou a Metade Sul gaúcha durante vários dias.
O dado baseia-se em levantamento do PREVOTS, uma iniciativa de meteorologistas da Universidade Federal de Santa Maria que monitora eventos de tempo severo no Brasil e os cataloga para estudos.
O granizo que atingiu e foi documentado na cidade de Bagé preenche os critérios que são usados para a caracterização de granizo gigante, entretanto não se pode afirmar que é a maior pedra de granizo já registrada no Brasil.
Para entender. O Brasil não possui um banco de dados de longo prazo que documente seja tamanho ou peso de pedras de granizo em tempestade severa. O acompanhamento pelos meteorologistas da universidade gaúcha começou a ser feito apenas nos últimos anos, assim por ser uma série de curto prazo inevitavelmente recordes serão quebrados com maior frequência.
Além disso, a historiografia mostra que já houve pedras de granizo de maior dimensão e peso no Rio Grande do Sul no passado. Na primavera de 2007, tempestades violentas de granizo atingiram o Noroeste do Rio Grande do Sul.
Em 20 de outubro daquele ano, temporal de granizo de intensidade incomum destruiu os telhados de 100% das casas no município de Santo Antônio das Missões. Imagens publicadas à época pela mídia mostraram pedras de granizo entre 15 cm e 18 cm que chegaram a pesar em alguns casos 700 g a 800 g.
Assim, é impreciso afirmar que a pedra de granizo de 14,6 cm que atingiu Bagé em 25 de setembro de 2004 é a maior já registrada no Brasil. É correto, por sua vez, informar que é a maior já documentada no banco de dados do projeto universitário com dados estatísticos mais recentes.
As latitudes médias da América do Sul, o que inclui a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Sul do Brasil, têm um longo histórico de tempestades severas com granizo gigante. Em 2020, Villa Carlos Paz, uma cidade turística a Oeste de Córdoba, Argentina, teve granizo entre 18 cm e 23 cm de diâmetro.
O evento foi objeto de estudo com fotogrametria – uma técnica matemática para medir o tamanho ou a velocidade dos objetos sob diversas perspectivas para estimar o tamanho das pedras que caíram.
O recorde oficial de maior pedra de granizo é de Vivian, na Dakota do Sul, nos Estados Unidos, que pesou quase dois quilos. Como o tamanho da pedra de granizo da Argentina foi estimado e não medido diretamente, não substitui a pedra de granizo de Vivian como detentor do recorde mundial.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.