O outono climatológico teve início em 1º de março enquanto pelo critério astronômico a estação se iniciou com o equinócio em no dia 20 de março. O clima, entretanto, ainda não é de outono na maior parte do Brasil, onde desde a metade do ano passado as temperaturas têm estado muito acima da média, acompanhando uma tendência global das temperaturas.
Na metade de abril, na grande maioria dos estados brasileiros seguem as temperaturas de verão. A primeira metade do mês aliás registrou temperaturas acima da climatologia histórica em quase todo o país. Os desvios das médias históricas em algumas áreas são significativos, atingindo até 3ºC a 4ºC acima da climatologia.
As mínimas na primeira metade do mês ficaram acima a muito acima da média em quase todo o território nacional com desvios pronunciados da climatologia em todas as regiões brasileiras, mas, em especial, entre o Paraná, o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo.
Já as máximas ficaram acima da média histórica principalmente no Norte do Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, na Região Sudeste e em muitas áreas da Região Nordeste. As águas muito quentes do Atlântico tropical contribuem para a temperatura muito acima da média em diversas cidades nordestinas.
Em Porto Alegre, a temperatura mínima média nos primeiros 15 dias de abril ficou em 20,3ºC, valor 3,5ºC acima da climatologia histórica de abril de 16,8ºC. Já a média máxima da primeira metade do mês na estação do bairro Jardim Botânico ficou em 26,8ºC, ou 0,4ºC acima da média histórica. Os últimos dias de chuva com máximas menores, com exceção de ontem, derrubaram a média máxima de Porto Alegre.
No Paraná, a cidade de Maringá registrou na primeira quinzena de abril temperatura mínima média de 21,4ºC, valor 2,8ºC acima da média mínima histórica mensal de 18,6ºC. Por sua vez, a temperatura máxima média dos primeiros 15 dias do mês ficou em 31,7ºC, valor 2,9ºC acima da média histórica 1991-2020 de 28,8ºC.
Na cidade de São Paulo, a estação de referência do Mirante de Santana, na zona Norte da capital paulista, anotou temperatura mínima média nos primeiros 15 dias de abril de 19,7ºC. O valor ficou 2,2ºC acima da média mínima histórica mensal de 17,5ºC. Já a média máxima do período foi de 29,6ºC, ou 3ºC acima da média máxima histórica de abril de 26,6ºC.
Para se ter ideia, a média máxima da primeira quinzena de abril na cidade de São Paulo de 29,6ºC ficou acima das médias máximas dos três meses de verão: dezembro (28,3ºC), janeiro (28,6ºC) e fevereiro (29,0º). Ou seja, evidente que a temperatura de abril até agora está muito distante do habitual para esta época do ano.
Ainda contextualizando a primeira metade de abril muito quente na capital paulista, o número de dias em que a temperatura passou de 30ºC na estação do Mirante de Santana na primeira metade do mês chegou a sete. Normalmente, pela climatologia, a capital paulista registra quatro dia acima de 30ºC em todo o mês de abril.
Ainda no Sudeste do Brasil, a cidade de Belo Horizonte registrou na primeira metade do mês temperatura mínima média de 20,9ºC, valor 2,1ºC acima da média histórica de abril de 18,8ºC para as mínimas. As máxima, por outro lado, tiveram média de 29,2ºC durante os primeiros 15 dias do mês, um desvio de 1,6ºC acima da climatologia das máximas de abril.
No Centro-Oeste, no Brasil Central, Goiânia teve média mínima de 21,7ºC na primeira metade do mês, ou 2,4ºC acima da média mínima histórica de abril de 19,3ºC. Por sua vez as máximas na primeira quinzena ficaram com média de 32,3ºC, o que significa 1ºC acima da média máxima histórica de abril de 31,3ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.