O último dia cheio de verão, que terá calor durante a tarde, começou com frio em parte do Sul do Brasil, sobretudo nas áreas de maior altitude da região, a ponto de ter ocorrido a formação de geada em zonas de baixadas.

IARA PUNTEL
No Rio Grande do Sul, as menores mínimas desta quarta-feira foram de 4,4ºC em São José dos Ausentes; 5,4ºC em Vacaria; 7,1ºC em Soledade e Capão Bonito do Sul; 7,3ºC em Pinheiro Machado; 7,6ºC em André da Rocha; 8,4ºC em Bom Jesus; 8,8ºC em Monte Alegre dos Campos; 9,1ºC em Herval; 9,6ºC em Ernestina; e 9,7ºC em Getúlio Vargas.
Muitas cidades do interior gaúcho anotaram marcas na madrugada e ao amanhecer de 12ºC a 15ºC nesta quarta. Em Porto Alegre, no extremo Sul da cidade, a estação do bairro Belém Novo indicou 15,9ºC.
Já em Santa Catarina, as mínimas desta quarta-feira que marca o último dia cheio do verão foram de 3,9ºC em São Joaquim e 6,1ºC na cidade de Urubici com geada em baixadas de São Joaquim, a segunda ocorrência deste ano do fenômeno.
Não há uma massa de ar frio sobre o Sul do Brasil. Com o tempo aberto e o ar seco das primeiras horas desta quarta, a queda da temperatura foi acentuada e o ar mais frio e denso escoou para as baixadas e fundos de vale, trazendo mínimas baixas e geada muito isolada e fraca.
O mesmo tempo aberto que favoreceu o resfriamento noturno vai proporcionar durante o dia forte aquecimento com máximas acima de 30ºC em muitas cidades, especialmente na Metade Oeste gaúcha.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.