Prepare-se para uma semana de muito vento. Vento do quadrante Leste, de direção predominantemente de Nordeste, gerado pelo contraste térmico e de pressão entre o mar e o continente, vai soprar todos os dias com intensidade moderada a forte principalmente da tarde para a noite até sábado.

Semana será de muito vento em Porto Alegre e na costa | MAURO SCHAEFER/CORREIO DO POVO
O vento será mais forte no Litoral Norte, especialmente entre Mostardas e Capão da Canoa. As rajadas, que devem ficar em média entre 50 km/h e 60 km/h com velocidades de até 70 km/h em alguns pontos, devem atingir ainda a parte Norte da Lagoa dos Patos e seu entorno, incluindo a área de Porto Alegre e também cidades mais ao Sul da região metropolitana.
Trata-se do famoso “Vento de Finados”, que ocorre todos os anos nesta época quando as massas de ar frio começam a ter uma trajetória mais marítima. Em regra, não provoca maiores transtornos, embora possa provocar transtornos pontuais na rede elétrica e a queda de algumas poucas árvores.
O vento por horas seguidas do quadrante Leste é uma condição bastante típica desta época do ano e costuma ser uma das marcas do clima na primavera gaúcha, especialmente nos meses de outubro e novembro.
A razão para o vento é um enorme gradiente (diferença) de temperatura e pressão entre o mar e o continente. Trata-se de uma situação bastante comum de se observar no final do inverno e na primavera, que vai se repetir muitas vezes no decorrer das próximas semanas.
O vento moderado a forte do quadrante Leste ocorre quando há ar mais frio e de alta pressão no mar e ar mais quente se instala no continente com áreas de baixa pressão que costumam atuar no Norte da Argentina e no Paraguai, exatamente o que se prevê para esta semana.
Com efeito, estabelece-se um contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica.

Contraste térmico favorece vento do quadrante Leste forte | METSUL
Sabe-se que a temperatura se eleva durante o dia mais rapidamente sobre terra do que sobre água. E que à noite ocorre o contrário com resfriamento maior sobre terra do que sobre água. À medida que a temperatura se eleva com o sol durante o dia, a diferença de temperatura entre o mar e o continente aumenta.
Áreas sobre terra ficam com temperatura muito maior que sobre o oceano. Na sequência, o ar de menor temperatura (mais denso) começa a se deslocar para o ambiente em que a o ar está mais quente (e mais leve).
Esse deslocamento de ar, do mar para terra, traz o vento. Por isso, o vento sopra do quadrante Leste. No litoral gaúcho é o que traz o “Nordestão”. É vento que vem do mar para terra, o que os surfistas denominam de vento maral. À noite, com tempo seco e aberto, o resfriamento é muito mais acentuado sobre terra. O ar no continente passa a ser mais denso que sobre o mar, então às vezes se opera o movimento contrário e áreas costeiras e do oceano passam a receber o vento vindo de Oeste, o terral.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
