Vendaval derrubou dezenas de árvores em Maringá (PR)

Vendavais com rajadas acima de 100 km/h atingiram os três estados do Sul do Brasil ao longo do domingo. No Rio Grande do Sul, como alertara a MetSul, vendavais fizeram estragos em alguns municípios com destelhamentos, quedas de postes e árvores, casos de Morro Redondo e de São Borja.

 As rajadas de vento chegaram a 104 km/h em Boa Vista das Missões, 88,5 km/h em Morro Reuter, 80 km/h em Capão do Leão, 78,5 km/h em Taquara, 76 km/h em Paraí, 75 km/h em Carazinho, 74 km/h em Campo Bom, 73 km/h em Bagé, 72 km/h em São Luiz Gonzaga e 70 km/h em Cruz Alta e em Camaquã. Houve ainda granizo em alguns municípios, como Vacaria.

Chegou a cair granizo na madrugada de ontem em poucos bairros da zona Norte de Porto Alegre e em Alvorada. A chuva teve baixos acumulados na maioria das localidades, como esperado, mas os volumes até ontem foram elevados em pontos do Sul e do Oeste, com marcas de 50 mm a 80 mm desde sexta-feira, como em Pelotas, Alegrete, Uruguaiana e outras cidades.

Em Santa Catarina, as rajadas de vento foram mais fortes nos vendavais. No município de Água Doce, o vento chegou a 128,4 km/h na estação da Epagri/Ciram. Em Caçador, o vento alcançou 114,8 km/h na estação do Inmet. Estação do órgão federal registrou 104 km/h em Chapecó. Em Joaçaba, as rajadas chegaram a 99,3 km/h. No Sudoeste do Paraná, o vento atingiu 100,1 km/h no município de Planalto. Em Maringá, um vendaval derrubou árvores em diferentes pontos da cidade. Curitiba teve temporal com granizo. O risco de temporais prossegue hoje em Santa Catarina, Paraná e em pontos do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.