Vento forte provocou queda de árvore na Rua Lucas de Oliveira, em Porto Alegre, e vai seguir com rajadas à medida que ar mais frio avança pelo Sul do Brasil | LUCAS VON

Fortes rajadas de ventão são registradas em Porto Alegre desde a metade da manhã desta quarta-feira. A ventania ganhou força entre o fim da manhã e o começo desta tarde. A previsão da MetSul Meteorologia é que o vento vai prosseguir nas próximas horas.

O forte vento provocou a queda de uma árvore por volta do meio-dia na Rua Lucas de Oliveira, junto ao número 2393, entre a Avenida Ipiranga e a Felipe de Oliveira. De acordo com a EPTC, a Empresa Pública de Transportes e Circulação, a árvore atingiu dois veículos estacionados na via.

As rajadas na Grande Porto Alegre têm oscilado entre 50 km/h e 60 km/h, entretanto dentro das cidades, por efeito das construções, a ventania acaba sendo potencializada e são registradas rajadas mais fortes, o que leva a transtornos.

A MetSul Meteorologia havia advertindo que o vento seria moderado com rajadas por vezes fortes durante esta quarta-feira em Porto Alegre e no interior gaúcho. O vento é consequência de uma área de baixa pressão sobre o Atlântico, a Leste do Rio da Prata.

No interior gaúcho, o vento também sopra moderado a forte em diversas localidades. Estações meteorológicas anotaram até o começo da tarde de hoje rajadas de 84 km/h em Cambará do Sul e 63 km/h em Soledade.

O contraste de pressão entre a baixa pressão no oceano e ar mais frio de alta pressão que avança sobre o continente acaba por gerar o vento mais forte que não se limita ao Rio Grande do Sul e atinge uma área mais abrangente.

O Serviço Meteorológico da Argentina tem um alerta de nível amarelo por vento para áreas das províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, Corrientes e Misiones nesta quarta-feira. O vento forte acompanha o ingresso de uma massa de ar mais frio na região. Na costa atlântica de Buenos Aires pode ocorrer vendaval.

A previsão da MetSul Meteorologia é de que o vento vai seguir com rajadas por vezes fortes nesta segunda metade do dia no Rio Grande do Sul com velocidades, em média, de 40 km/h a 60 km/h, e que em pontos isolados de maior altitude dos Campos de Cima da Serra ficam entre 70 km/h e 90 km/h.

Há risco de queda de árvores e de cortes isolados de energia pela força do vento. Em Porto Alegre, o vento não muda muito em relação ao que vem se registrando, mas em outras áreas do estado deve soprar mais forte à tarde do que o observado durante o período da manhã.

À noite, a tendência é de gradual diminuição do vento, exceto na faixa Leste e na costa que seguirão com rajadas e em alguns momentos fortes a muitos fortes. A tendência é de o vento se intensificar ainda nas próximas horas em muitos pontos de Santa Catarina e do Paraná.