Porto Alegre e região metropolitana tiveram fortes rajadas de vento no começo da manhã deste domingo. No Vale do Sinos, a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 58,3 km/h, mas, certamente, por efeito de topografia, o vento ficou entre 60 km/h e 70 km/h em outros pontos da região. 

Não foi vento de temporal na região metropolitana, mas consequência de instabilidade imediatamente próxima. A presença de nuvens mais carregadas com chuva e raios na parte Norte da Lagoa dos Patos perturbou a atmosfera, gerou movimento do ar e trouxe as rajadas de vento que já cederam em Porto Alegre. 

A MetSul mantém o aviso de instabilidade hoje no Rio Grande do Sul com chuva principalmente concentrada no Oeste e no Sul gaúcho, mas que chega a pontos do Centro do Estado. As precipitações ocorrem com trovoadas em diversos locais. Isoladamente, a chuva é forte em alguns momentos nestas regiões com risco de granizo e rajadas de vento forte. Houve registro do fenômeno durante a madrugada deste domingo em São Borja. No setor Nordeste do Rio Grande do Sul, o que inclui a Serra e a Grande Porto Alegre, inclusive, o sol deve aparecer com nuvens.