Fortes rajadas de vento acompanham desde o final da quinta-feira o ingresso de uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul e que derrubou a temperatura nas últimas horas. A MetSul previa que a chegada do ar frio ao estado gaúcho nesta sexta se daria com vento que em algumas cidades sopraria com rajadas por vezes fortes.

Estações meteorológicas oficiais registraram até o amanhecer desta sexta-feira rajadas de 65 km/h em Livramento, 61 km/h em Dom Pedrito, 60 km/h em Bagé, 59 km/h na Barra do Chuí, 58 km/h em Canguçu e Encruzilhada do Sul, e 52 km/h em Uruguaiana, Quaraí e Mostardas.

Em Porto Alegre e região metropolitana, depois de uma tarde de quinta-feira mais quente e pouco comum até agora em outubro, a temperatura acentuou a queda na madrugada desta sexta com a chegada do ar mais frio que veio com rajadas de vento por vezes fortes.

O ingresso do ar frio derrubou a temperatura com mais força no Sul gaúcho, onde o vento aumenta a sensação térmica de frio. As menores temperaturas até 6h desta sexta-feira se davam em Pinheiro Machado e Herval, no Sul do estado, com 5ºC.

As mínimas (parciais) até às 6h de hoje em estações meteorológicas oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul eram de 6,1ºC em Bagé, 7,2ºC em Canguçu, 7,8ºC em Livramento, 8,3ºC em Jaguarão e Caçapava do Sul, 8,9ºC em Quaraí, 9,4ºC em Encruzilhada do Sul e 9,9ºC no Chuí.

Previsão do tempo para hoje

A massa de ar frio toma conta de grande parte do Rio Grande do Sul após a passagem de frente fria com escassa atividade. Por isso, a virada do tempo foi seca e sem chuva na maioria dos municípios nas últimas horas, como se previa. O vento rotou para o quadrante Sul com rajadas e a temperatura declinou acentuadamente.

O dia tem mais nuvens no Norte e no Nordeste do estado, onde pode ter chuva e garoa, enquanto o Oeste e o Sul gaúcho terão tempo mais aberto e céu claro em diversas localidades desde a manhã. À tarde, com menos nuvens no território gaúcho, o sol aparece na maior parte do estado, exceção de localidades mais ao Nordeste do Rio Grande do Sul que seguem com mais nuvens.

Com o domínio da massa de ar frio, as máximas nesta sexta serão significativamente menores que as de ontem. A queda da temperatura é menor no Noroeste e no Norte do estado, onde a influência do ar frio será menor.

No Sul e no Leste gaúcho, ao contrário, o dia será entre frio e ameno. Porto Alegre deve ter máxima ao redor de 20ºC. Em cidades mais ao Sul, marcas de 17ºC a 19ºC. Nos Campos de Cima da Serra, a tarde pode ter apenas 13ºC a 14ºC em alguns pontos.

Sequência de massas de ar frio

Esta nova massa de ar frio que chegou ao Rio Grande do Sul não é tão forte como a que ingressou no último domingo e foi responsável por provocar geada em algumas cidades, mínima abaixo de zero no Sul gaúcho e trouxe temperatura de apenas 7,5ºC na Grande Porto Alegre.

Este padrão de mais frio e calor escasso deste mês é consequência de uma alta frequência de incursões de massas de ar frio desde o começo desta primavera, o que era antecipado pela MetSul Meteorologia. A estação já teve início sob muito frio com uma intensa massa de ar polar atípica acompanhada de um ciclone extratropical na costa que foi responsável por uma histórica nevada com acumulação no Planalto Sul Catarinense nas primeiras horas da estação.