Vendavais com rajadas de vento até quase 100 k/h atingiram cidades do Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul na tarde desta sexta-feira como consequência da formação de um ciclone sobre o Rio Grande do Sul.

Forte temporal nesta tarde derrubou árvores em Passo Fundo | RÁDIO UIRAPURU
O temporal em Passo Fundo de chuva e vento foi de forte intensidade no meio da tarde com transtornos e danos na cidade. Houve quedas de árvores e galhos em diferentes bairros.
A ventania derrubou árvore na Avenida Brasil e em pontos da Avenida Rio Grande e da Rua Parobé, onde o tráfego chegou a ser bloqueado, conforme a Rádio Uirapuru. Equipes municipais atuaram rapidamente na remoção dos obstáculos.
Na Rua das Chácaras, o transbordamento de um arroio chegou a cobrir parcialmente uma ponte. Parte de uma árvore caiu sobre a rede elétrica e causou falta de energia na região da Vila Fátima, além de bloquear o acesso próximo à Unidade Básica de Saúde Adirbal Corralo.
Na Avenida Vera Cruz, um edifício teve várias janelas quebradas pela força do vento durante o tempo no 13º andar, mas moradores não relataram ferimentos.
AGORA | Chuva intensa acompanhada de muito vento nesta tarde de sexta (7) em Passo Fundo, no Norte gaúcho, como efeito da ciclogênese. 📷 @MatheusWR pic.twitter.com/Y2OfEZLKpN
— MetSul.com (@metsul) November 7, 2025
TEMPO | Chuva e vendaval nesta tarde de sexta (7) em Doutor Maurício Cardoso, no Noroeste gaúcho. Tempestades, algumas severas, alcançam também o Oeste de Santa Catarina. Leia alerta em https://t.co/cCRIo33qLf. 📷 Redes sociais pic.twitter.com/ntX1ZZs11f
— MetSul.com (@metsul) November 7, 2025
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Passo Fundo registrou rajadas de 70 km/h. A Noroeste do município, outra estação apontou vento de 76 km/h em Pontão. Mais ao Norte, em Alpestre, medição da Secretaria Estadual da Agricultura indicou rajadas de até 95 km/h.

METSUL
Uma linha de instabilidade se formou, como previsto, nesta tarde entre o Noroeste e o Norte gaúcho e provoco temporais já no Oeste de Santa Catarina. A tendência é que esta linha de tempestades se desloque por Santa Catarina e o Paraná nas próximas horas com tempo severo.
Uma linha de instabilidade nada mais é que faixa alongada de nuvens de tempestade que se forma na atmosfera em resposta a um forte contraste entre massas de ar — geralmente, ar quente e úmido à frente e ar mais frio e seco atrás —, podendo se estender por centenas de quilômetros. O principal perigo associado a esse tipo de sistema são os ventos horizontais violentos, conhecidos como straight-line winds em inglês.
