Anúncios

Fortes rajadas de vento atingiram neste sábado (18) várias regiões do Sul e do Sudeste do Brasil, provocando cortes de energia, queda de estruturas e danos materiais. Em Santa Catarina, a Celesc informou que cerca de 37 mil unidades consumidoras ficaram sem luz após a passagem do temporal.

Vento provocou destelhamentos em Matão (SP) | GUARDA MUNICIPAL DE MATÃO

Conforme a companhia, ventos próximos de 90 km/h atingiram o litoral catarinense durante a tarde. A Grande Florianópolis foi a região mais afetada, especialmente o Sul da Ilha, onde postes e fios foram danificados pela queda de árvores e objetos arremessados pelo vento.

Até o início da noite, 15 mil imóveis permaneciam sem energia apenas na capital. A Celesc mobilizou 24 equipes para restabelecer o fornecimento e destacou que os reparos priorizam locais com risco à vida ou de maior impacto coletivo. Segundo a empresa, os problemas foram causados principalmente pela força das rajadas, mas também pelo impacto de telhados e redes de obras sobre a fiação.

Outros municípios catarinenses também registraram danos. No Sul do Estado, cidades como Orleans e Criciúma enfrentaram interrupções no fornecimento de energia. No Norte, Itapoá teve ocorrências de queda de árvores e postes.

Em Florianópolis, o vento provocou incidentes em eventos ao ar livre. Durante a Copa FairPlay, torneio de futebol para crianças e adolescentes realizado nos campos de treino do Avaí, no bairro Carianos, um bloco de tendas foi arrancado do chão, gerando correria entre os presentes.

Os ventos fortes também causaram estragos no interior de São Paulo. Em Ribeirão Preto, uma rajada estimada em 84 km/h derrubou a cobertura de uma arquibancada da Arena Beach Ribeirão, onde ocorria uma etapa do torneio internacional de beach tênis Sand Series.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, com trauma na cabeça. A área foi evacuada, o evento suspenso e as vítimas foram levadas para o Hospital Unimed.

Em Matão, o vento derrubou árvores e arrancou parte do telhado de uma unidade de saúde. Em Sertãozinho, postes e galhos caíram sobre veículos, sem registro de feridos. Já em Monte Aprazível, o evento gospel “Aviva Monte” foi cancelado após o desabamento de parte da estrutura do palco e das tendas.

Os ventos fortes foram consequência da atuação de uma baixa pressão na costa do Sul do Brasil e do avanço de uma frente fria pela Região Sudeste com formação de nuvens de tempestade.

Em Santa Catarina, estações da Epagri-Ciram indicaram rajadas de 100 km/h em Urupema, 82 km/h em Rancho Queimado e 72 km/h em Florianópolis. No aeroporto de Florianópolis, as rajadas persistiam forte no começo desta noite com marcas perto de 90 km/h. No estado de São Paulo, estações do Instituto Nacional de Meteorologia anotaram 84 km/h em Pradópolis e 80 km/h em Ariranha.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios