Anúncios

Vento acompanha o ingresso de uma massa de ar frio no Rio Grande do Sul neste sábado. A incursão de ar mais frio derruba a temperatura e o dia terminará com temperatura baixa e muito frio em diversas cidades gaúchas em condições típicas de inverno.

Imagem de satélite da madrugada deste sábado mostrava intenso ciclone no Atlântico Sul a Leste da Patagônia e a frente fria associada no Sul do Brasil com fortes áreas de instabilidade | NOAA

O ar frio é impulsionado por um intenso ciclone extratropical, de 973 hPa, que atua no começo deste sábado sobre o Atlântico Sul, a Leste da Patagônia. Este ciclone extratropical está muito distante e não oferece qualquer risco para o Sul do Brasil.

Nas últimas horas, acompanhando o ingresso do ar mais frio, o tempo esteve muito ventoso no Sul e no Leste do Uruguai. O Aeroporto de Carrasco, na região de Montevidéu, e de Laguna del Sauce, em Maldonado, registram rajadas de 50 km/h a 60 km/h por horas seguidas.

No Rio Grande do Sul, a tendência é não ser diferente. O vento sopra neste sábado com maior força em cidades do Sul e do Leste do estado, mas sem rajadas intensas. As rajadas de vento que acompanham o ingresso do ar frio devem ficar, em média, entre 30 km/h e 50 km/h. Alguns pontos, como da costa e da Lagoa dos Patos, devem ter rajadas de 50 km/h a 70 km/h.

Com a chegada do ar mais frio e a presença de vento, a sensação térmica inevitavelmente será mais baixa. Por isso, ao longo deste sábado, especialmente no Sul gaúcho, a sensação será de frio. No fim do dia, quando o ar frio estiver dominando o território do Rio Grande do Sul, o vento fraco a moderado reforçará a sensação de frio em mais cidades.

À medida que o ar seco, frio e de alta pressão ingressa, o tempo firma no Rio Grande do Sul e o sol aparece com nuvens na maior parte das localidades gaúchas neste sábado, mas o Norte do estado ainda tem chuva e risco de temporais isolados neste começo de sábado.

O dia começa frio no Oeste e no Sul gaúcho com marcas de 6ºC a 9ºC em vários municípios, mas, em geral, as mínimas do sábado ocorrerão à noite, no fim do dia, quando faz muito frio em vários pontos. Porto Alegre terá 10ºC no fim do sábado.

No começo do domingo, o centro de alta pressão associado à massa de ar frio estará com 1.028 hPa sobre o Uruguai. Por isso, o amanhecer de domingo será muito frio no Rio Grande do Sul. Mínimas abaixo de 5ºC são esperadas em grande número de municípios.

A fronteira com o Uruguai, a Serra do Sudeste e a Campanha devem ter mínimas ao redor de 0ºC a 2ºC com marcas negativas em alguns pontos. A Grande Porto Alegre terá 7ºC a 9ºC de mínimas. Os Campos de Cima da Serra também devem ter marcas perto de 0ºC e talvez abaixo de zero em alguns pontos.

Mesmo com sol, o domingo terá temperatura baixa durante a tarde. Muitas cidades devem ter máximas apenas ao redor de 15ºC ou pouco acima, ou seja, cerca de 5ºC abaixo do que é normal para esta época do ano à tarde. No Sul e na Campanha, máximas de apenas 13ºC em algumas cidades. Volta a esfriar acentuadamente no fim da tarde.