O vento muito intenso associado ao ciclone extratropical, como era alertado pela MetSul Meteorologia, trouxe um enorme impacto para o setor elétrico no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, onde ocorreram as rajadas mais fortes.

DIVULGAÇÃO
De acordo com balanço divulgado pela CEEE Equatorial, a companhia registrou um pico do desabastecimento às 11h30 desta segunda-feira, quando 393 mil clientes estavam sem luz. O número de unidades desligadas equivale a mais de um milhão de pessoas sem luz.
No começo da tarde, à medida que o vento começou a diminuir das rajadas mais fortes do final da manhã, o número de clientes desligados na área de concessão da CEEE Equatorial havia caído para 346 mil.
As cidades mais impactadas pela falta de luz provocada pela intensa ventania do ciclone eram Porto Alegre, Osório, Capão da Canoa e Viamão, que concentravam a maior parte das interrupções.
A CEEE Equatorial informa que suas equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento de energia elétrica nas áreas mais afetadas, atuando em regime de alerta máximo na tarde desta segunda-feira. Já a concessionária RGE, que é menos afetada por vento em ciclone, não divulgou números.
A CEEE reforça que os trabalhos seguem de forma ininterrupta, com foco nas regiões com maior número de ocorrências. A empresa orienta ainda a população a manter distância de fios ou cabos caídos e a comunicar qualquer ocorrência pelos canais oficiais de atendimento.
As rajadas de vento na manhã de hoje chegaram a 106 km/h na zona Sul de Porto Alegre e a 102 km/h no Sul do Rio Grande do Sul. No litoral, as rajadas estavam ao redor dos 100 km/h. Houve quedas de árvores, postes, destelhamentos e colapso de estruturas.
O pior do vento já passou no Sul gaúcho e em Porto Alegre, mas rajadas ainda vão ser registradas nesta tarde com diminuição à noite. No Litoral Norte gaúcho e no Leste da Serra, a tendência é de muito vento ainda nesta tarde, mas o vento cede durante a noite com rajadas fortes mais esporádicas que podem se estender à madrugada da terça.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.