Anúncios

Foto aérea mostra casa cujo telhado foi arrancado depois que uma violenta tempestade atingiu Le Cret-du-Locle, perto de La Chaux-de-Fonds, no Oeste da Suíça. Segundo a mídia local, uma pessoa morreu quando um guindaste caiu. | FABRICE COFFRINI/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma pessoa morreu e cerca de 15 ficaram feridas no Noroeste da Suíça na segunda-feira, depois que um “provável tornado” atingiu uma cidade nas montanhas de Jura, causando danos significativos. A tempestade atingiu a cidade relojoeira de La Chaux-de-Fonds, na região de Neuchatel, na fronteira com a França.

A tempestade “infelizmente causou a morte de uma pessoa na faixa dos 50 anos após a queda de um guindaste de construção”, disse a polícia de Neuchâtel. “Cerca de 15 feridos foram atendidos pelos serviços de emergência”. A tempestade passou rapidamente, mas os fortes ventos causaram danos significativos.

Veículos foram danificados ou destruídos, telhados foram arrancados, móveis de rua foram destruídos e árvores foram arrancadas. “Um provável tornado associado a uma tempestade em rápido desenvolvimento ao longo do Jura” atingiu La Chaux-de-Fonds no final da manhã, de acordo com o serviço meteorológico nacional suíço.

“Uma rajada de 217 km/h foi registrada por nossa estação no aeródromo de La Chaux-de-Fonds na manhã da segunda-feira, sob uma célula de tempestade que se fortaleceu repentinamente ao chegar na região”, disse a MeteoSwiss no Twitter.

Embora a Meteorologia local tenha descrito um possível tornado, os vários vídeos do vento extremo sugerem que a localidade suiça foi atingida por um downburst, uma violenta corrente de vento descedente capaz de gerar danos tão graves quanto um tornado.

Operações de resgate e limpeza estão em andamento, enquanto a polícia de Neuchatel pediu às pessoas que não se exponham a riscos como queda de telhas ou árvores. Também alertou que novas tempestades são prováveis e instou as pessoas a evitarem sair de casa.

Antes de chegar à Suíça, a tempestade atingiu o Leste da França. As autoridades do departamento de Doubs disseram à AFP que Montlebon, a cerca de 18 quilômetros de La Chaux-de-Fonds, foi o mais atingido. A prefeitura, a igreja e a escola, bem como “cerca de 15 casas” sofreram danos no telhado. Não houve feridos. Cerca de 30 casas também foram afetadas, com extensão total dos danos ainda desconhecida.