Vendavais são um risco meteorológico na tarde e noite desta quarta-feira (7) no Rio Grande do Sul durante a mudança do tempo que vai afetar o estado depois de um começo de semana com sol e frio fora de época, alerta a MetSul Meteorologia.

TOMAS ADAMSKI/ARQUIVO
O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas o tempo muda no estado. Áreas de instabilidade começam a se formar durante a tarde no Sul e no Oeste, avançando para as demais regiões até o fim do dia.
Pontos mais ao Norte gaúcho, perto de Santa Catarina, como do Alto e Médio Uruguai assim como setores mais ao Norte dos Campos de Cima da Serra, podem terminar o dia sem registro de instabilidade.
Onde o tempo mudar, há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com vendavais. O risco é maior em pontos do Oeste, Centro e do Sul do estado, sobretudo no Sul e na Campanha.
A instabilidade será precedida por horas de forte calor na maioria das cidades gaúchas, uma vez que o sol aparece em todo o território gaúcho durante a manhã e na maior parte do estado ainda durante a tarde,
A previsão do tempo da MetSul indica uma quarta-feira de calor intenso em grande parte do Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas desde a manhã. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 20°C e 34°C, enquanto cidades do interior podem registrar valores ainda mais altos, como 35°C em Santa Cruz do Sul e Uruguaiana, além de 34°C em Santa Rosa, Santiago e Alegrete.
Mesmo regiões que costumam ter tempo mais ameno devido à altitude, como a Serra Gaúcha, terão aquecimento significativo, com máximas de 31°C em Caxias do Sul e 28°C em Vacaria.
O calor também será abrangente no Oeste, Centro e Norte do estado, com máximas ao redor ou acima de 30°C em Santa Maria (33°C), Cruz Alta (33°C), Passo Fundo (31°C) e Erechim (30°C). No Sul e no Litoral, as temperaturas seguem elevadas, com 32°C previstos em Pelotas, Bagé e Chuí, enquanto Rio Grande deve alcançar 30°C.
Uma vez que a instabilidade na segunda metade do dia vai se dar sob temperatura alta, cresce o risco de tempo severo. Modelos de alta resolução WRF inicializados com os modelos norte-americano e europeu indicam vento forte a muito forte com vendavais localizados.

METSUL

METSUL
A mudança do tempo desta quarta marca o começo de um período de instabilidade que deve persistir ao menos até o começo da semana que vem. O ar frio e seco do fim de semana deixa de atuar, enquanto ar tropical quente e úmido volta a atuar, favorecendo chuva e temporais isolados.
Com isso, os próximos dias terão chuva no Rio Grande do Sul intercalada com momentos de sol, nuvens e calor. As pancadas de chuva devem ocorrer na maioria dos dias mais da tarde para a noite e podem ser isoladamente fortes e com risco de temporais localizados.
