Anúncios

Vendaval fez muitos estragos em Dourados (MS) | REDES SOCIAIS

Agosto terminou com temporais no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil com vendavais em algumas cidades. Houve registro de temporais isolados no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, apontam dados de estações meteorológicas.

Áreas de instabilidade que aturam no começo desta quinta e avançaram a partir do Mato Grosso do Sul causaram temporais no Norte do Paraná. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Diamante do Norte (PR) registrou rajadas de 81 km/h entre 4h e 5h da manhã de hoje.

Temporais também no interior paulista. Dracena (SP) teve vento de 78 km/h entre 3h e 4h de hoje. Foras as mesmas áreas de instabilidade que provocaram rajadas de vento de 90 km/h entre 6h 7h da manhã em Três Lagoas (MS).

O temporal em Três Lagoas veio com granizo e houve estragos. Campo Grande e Paranaíba, no Mato Grosso do Sul, tiveram vento de 60 km/h a 70 km/h. Houve inundação de posto de saúde e trabalhadores em andaime de prédio precisaram ser resgatados em Campo Grande.

Em Dourados (MS), tempestade ontem à noite causou graves danos. Ao todo, 25 bairros foram afetados e ficaram sem energia elétrica durante a tempestade na cidade. Várias casas foram destelhadas, árvores caíram e há famílias desabrigadas. A Prefeitura de Dourados decretou situação de emergência.

Os temporais com vento castigaram também diferentes cidades de Minas Gerais hoje. Dores do Indaiá (MG) registrou rajadas de 86 km/h entre 12h e 13h. Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro, anotou vento de 72 km/h entre 12h e 13h. Curvelo (MG) teve vento de 72 km/h entre 15h e 16h.

Um intenso temporal com chuva e vento forte atingiu a cidade de Patos de Minas (MG) no início da tarde com vários estragos. Árvores tombaram com a força do vento em diversas áreas ruas, o que causou bloqueios das vias e danos em automóveis. Houve ainda destelhamentos.

Além dos danos estruturais, a cidade enfrentou interrupções no fornecimento de energia elétrica. A situação se agravou com a acumulação de sujeira, como folhas e galhos, nas vias públicas, dificultando a mobilidade e impondo um desafio adicional às equipes de limpeza.

Em Goiás, área de instabilidade também causaram vento forte. Em Itumbiara, estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia acusou rajadas de vento de 68 km/h entre 15h e 16h desta quinta-feira.

Temporais não são comuns nestas regiões nesta época do ano. Em cenário radicalmente distinto do que é normal no fim de agosto e início de setembro, com padrão mais comum de se observar em outubro e novembro, o Centro-Oeste e o Sudeste estão com registro de chuva dia após dia em muitos localidades com temporais isolados. Normalmente, nesta o tempo deveria estar muito seco, ensolarado e quente nesta época na região com o auge da estação seca.

A MetSul alerta que os temporais muito isolados seguem na noite desta quinta no Centro-Oeste e no estado de Minas Gerais, mas a instabilidade tende a começar a diminuir gradualmente no Centro do Brasil nesta sexta. Na primeira metade da semana que vem, cresce muito o risco de temporais (leia aqui o alerta) no Centro-Oeste e no Sudeste com uma frente fria.