Vendavais atingiram nesta segunda-feira (15) diversas regiões do Rio Grande do Sul, causando estragos em dezenas de municípios e deixando feridos. Como previsto, os temporais afetaram principalmente o Oeste, Norte, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, mas houve tempestades isoladas em outras regiões.

Chegada do temporal no meio da tarde em Porto Alegre | AMANDA VALAU
Os vendavais, que em vários municípios foram fortes ou intensos, tiveram origem no avanço de uma frente fria que chegou ao Oeste do estado de manhã e cruzou o território gaúcho ao longo da segunda-feira.
Fez muito calor ainda antes da frente fria, o que potencializou a ocorrência de vendavais. As máximas nesta segunda chegaram a 36,3ºC em Bom Princípio; 36,0ºC em Maratá; 35,9ºC em Estrela; 35,6ºC em Riozinho; 35,4ºC em Marques de Souza; e 35,2ºC em Teutônia.
Os volumes de chuva não foram altos na esmagadora maioria das cidades, mas muito isoladamente chuva intensa causou alagamentos, como em Camaquã. Também de forma muito isolada houve registro de precipitação de granizo.
A MetSul Meteorologia havia emitido reiterados avisos e alertas desde o fim de semana advertindo para o alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul durante no dia de hoje como consequência da frente fria.
A quanto chegou o vento
Dados das estações meteorológicas monitoradas pela MetSul Meteorologia indicaram rajadas de 133 km/h em Soledade, 122 km/h em Barra do Ribeiro, 116 km/h em Lajeado, 98 km/h em Morro Reuter, 96 km/h em Canoas, 94 km/h em Picada Café, 92 km/h em Estrela, 90 km/h em Camaquã, 89 km/h em Passo Fundo, 87 km/h em Cruz Alta, 86 km/h em Tupanciretã, 85 km/h em Rosário do Sul e em Porto Alegre, 81 km/h em Boa Vista do Cadeado, 79 km/h em Vale Verde e Teutônia, 78 km/h em Nova Palma e Santa Maria, 76 km/h em Espumoso, Campo Bom, Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul e Maçambará, 73 km/h em Montenegro, 71 km/h em São Gabriel, Sobradinho, Fortaleza dos Valos e São Lourenço do Sul, e 70 km/h em São Pedro do Sul.
O tempo após os vendavais
Frente fria se afasta do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas instabilidade pós-frontal associada a um centro de baixa pressão ainda traz chance de chuva, sobretudo na madrugada e de manhã, em pontos do Norte, Nordeste e o Leste do estado. Pode até chover forte isoladamente.
No decorrer do dia, no entanto, o tempo melhora e o sol aparece em vários destes pontos que tiverem ainda chuva no começo da terça. Nas demais regiões, tempo firme desde cedo e sol com nuvens ao longo do dia.
A temperatura vai estar muito mais agradável com a chegada de ar ameno e faz até frio de 11ºC ou 12ºC à noite na Serra. A grande maioria das cidades gaúchas deve ter máximas de 24ºC a 27ºC nesta terça.
