O fim de semana começou com um lindo sábado de sol no Rio Grande do Sul, como era previsto pela MetSul Meteorologia, com tempo aberto em todas as regiões. No decorrer deste sábado, entretanto, nuvens altas apareceram em diversas áreas do estado e prenunciam a mudança do tempo que vai ocorrer a partir deste domingo em parte do território gaúcho.

Fim de semana começou com tempo muito aberto no Rio Grande do Sul | IARA PUNTEL

O sábado começou frio no Rio Grande do Sul com mínimas nas cidades de maior altitude durante a madrugada de 2,6ºC em Monte Alegre dos Campos, 3,2ºC em Bom Jesus e São José dos Ausentes, 4,4ºC em Getúlio Vargas e Vacaria e 4,8ºC em Capão Bonito do Sul. Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 7,0ºC em Gravataí e 7,9ºC em Novo Hamburgo.

A tarde foi muito agradável por grande parte do estado gaúcho com máxima, em geral, entre 21ºC e 23ºC na grande maioria dos municípios. Porto Alegre teve 23,7ºC à tarde. Aquece mais no Oeste com 27,1ºC em Uruguaiana, no Noroeste com registros ao redor de 28ºC nas áreas de Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, e nos vales com até 25,7ºC em Campo Bom.

Outra marca do sábado foi o vento do quadrante Leste moderado e com rajadas ocasionais que é muito comum durante a primavera gaúcha, sobretudo nos meses de outubro e novembro. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, reportou rajadas de vento até 54 km/h durante a tarde.

Efeito do contraste de temperatura e pressão entre o Oceano Atlântico e o continente. Sobre o mar, ar mais frio e de maior pressão atmosférica. Sobre o continente, ar mais quente e de menor pressão atmosférica. O resultado é vento que sopra do quadrante Leste e que se intensifica da tarde para a noite pelo maior aquecimento diurno sobre terra que sobre o mar.

O tempo começa a mudar no Rio Grande do Sul neste domingo. O sol aparece em todo o estado, entretanto o tempo deve se instabilizar em algumas regiões.  As nuvens aumentam no território gaúcho principalmente na segunda metade do dia.

O tempo se instabiliza com chuva e trovoadas da tarde para a noite deste domingo, inicialmente pelo Oeste, na região de Uruguaiana, e depois em pontos do Centro gaúcho, fronteira com o Uruguai, Noroeste Campanha e o Sul gaúcho. Não se descarta a possibilidade de temporais isolados de granizo acompanhando as nuvens mais carregadas.

Em setores mais a Nordeste do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, a região metropolitana, a Serra e o Litoral Norte, a tendência é que a chuva resultante do deslocamento da frente fria chegue na madrugada da segunda-feira, permanecendo ao longo do dia com precipitação em alguns momentos moderada a ocasionalmente forte.

Em Porto Alegre e região, o domingo será de sol e muitas nuvens altas do tipo Cirrus. O dia vai começar frio com mínimas entre 12ºC e 13ºC com vento fraco a moderado e a tarde na capital deve ter máxima entre 22ºC e 24ºC na maioria dos bairros com vento por vezes moderado e ainda sujeito a rajadas ocasionais. A projeção da MetSul é que a chuva chegue em Porto Alegre entre 1h e 3h da madrugada da segunda-feira.