A cidade de São Paulo vem de uma sequência de tardes amenas ou agradáveis, mas a previsão agora é de calor com vários dias seguidos de temperatura alta e alguns com marcas muito acima do que é comum nesta época do ano. O calor vai ganhar força também no interior paulista.
Na cidade de São Paulo, a mínima média do mês de agosto é de 13,3ºC, superior a de julho (12,8ºC), mas inferior a de junho (13,5ºC). Já a média das máximas em agosto na capital paulista é de 24,5ºC, a mais alta dos meses do inverno, superior às de junho e julho, ambos com 22,9ºC.
Nos próximos dias, as máximas na capital paulista serão sistematicamente mais altas que a média histórica mensal. O mês já começou com uma tarde pouco acima da climatologia nesta segunda-feira com 25,7ºC (+1,2ºC em relação à média máxima histórica de agosto), contudo devem ser esperados dias com desvios muito maiores.
A massa de ar quente começa a se reforçar no estado de São Paulo nesta quarta, o que vai trazer uma tarde de temperatura mais alta na capital paulista. A previsão da MetSul Meteorologia é de uma máxima de 29ºC, não se descartando até 30ºC em pontos da cidade.
O calor prossegue nos próximos dias com 29ºC a 30ºC amanhã, não se afastando até 31ºC em alguns bairros. Na sexta, o calor cede brevemente e a máxima deve ficar em torno de 26ºC. No fim de semana, as máximas voltam a se elevar com 27ºC no sábado e 28ºC a 29ºC na tarde do domingo.
A próxima semana vai começar com muito calor na cidade de São Paulo. A previsão da MetSul para a segunda-feira indica neste momento marcas de 30ºC a 32ºC na capital paulista durante a tarde, ou seja, cerca de 6ºC a 7ºC acima da média histórica do mês.
Por que tantos dias seguidos de calor numa época que deveria estar mais frio? Não é anormal que sejam registrados dias quentes em agosto, afinal o mês marca o auge da estação seca na capital paulista, período do ano que favorece dias com tardes quentes e extremos de calor.
Ocorre que neste momento há uma grande massa de ar seco e quente atuando na América do Sul e cujos efeitos vão se estender à cidade de São Paulo por muitos dias seguidos, trazendo sol e baixa umidade do ar à tarde com elevada temperatura diurna.
Até sexta-feira, a nebulosidade será escassa na cidade de São Paulo e devem ocorrer muitos períodos de céu claro com umidade bastante baixa. No fim de semana, o sol vai dividir espaço no céu com nuvens baixas. Na segunda, quando pode ocorrer o pico de calor, a cobertura de nuvens voltaria a diminuir.
O interior de São Paulo também terá muito calor nos próximos dias com marcas de 32ºC a 35ºC em muitas cidades e que em pontos do Centro, do Oeste, do Noroeste e do Norte paulista vão ficar perto ou passar dos 35ºC. O calor somente deve ceder no interior paulista entre os dias 9 e 10 por conta de uma frente fria que vai alcançar o estado de São Paulo com chuva.