Anúncios

O Rio Grande do Sul voltou a ter uma tarde tórrida neste sábado (29), mas, tal como era previsto pela MetSul Meteorologia, a temperatura declinou bastante em relação ao dia de ontem no Sul e no Leste do estado sem calor e até com marcas amenas em algumas cidades.

METSUL

Exatamente como previsto por nossa equipe, máximas elevadas de 35ºC a 38ºC se deram do Centro para o Oeste, Noroeste e o Norte do estado com registros até próximos de 40ºC em alguns pontos.

Estações meteorológicas indicaram neste sábado máximas de 39,5ºC em São Paulo das Missões; 39,0ºC em Santa Rosa e Maçambará; 38,9ºC em Itaqui; 38,8ºC em Santo Ângelo; 38,7ºC em Porto Xavier; 38,5ºC em Doutor Maurício Cardoso; 38,0ºC em Pejuçara; 37,7ºC em Tupanciretã e Não-Me-Toque; 37,4ºC em São Borja e Porto Vera Cruz; 37,3ºC em São Luiz Gonzaga e Alegrete; 37,2ºC em Ijuí; e 37,1ºC em Giruá.

Mais ao Sul do estado e na costa, o dia foi bastante ameno para o fim de novembro com máximas nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia de 23,1ºC em Santa Vitória do Palmar; 24,2ºC em Torres; 24,7ºC em Rio Grande; 24,9ºC em Tramandaí; 25,8ºC em Herval; 26,4ºC em Jaguarão; 26,5ºC em Canguçu; e 26,9ºC em Pinheiro Machado.

Em Porto Alegre, onde ontem chegou a fazer 34ºC, a máxima no Jardim Botânico foi de apenas 28ºC. Mais ao Sul da cidade, por influência do ar mais ameno na Lagoa dos Patos e na costa, a temperatura não passou de 24,6ºC na estação do aeroclube de Belém Novo.

Uma grande mudança de temperatura vai afetar várias regiões do Rio Grande do Sul que ainda enfrentaram calor neste sábado com queda de temperatura principalmente em cidades do Oeste e do Centro.

Os mapas a seguir mostram as anomalias de temperatura (desvio da média) a partir de dados do modelo alemão Icon nas tardes deste sábado (29), domingo (30), segunda (1) e terça (2) em que se observa como haverá um refresco em grande parte do Sul do Brasil.

METSUL

Que ninguém interprete a cor azul no mapa como frio. São mapas de anomalia (desvio da média climatológica) e marcas abaixo da média no inverno significam frio, mas nesta época se traduzem ou em menos calor ou em marcas mais agradáveis, conforme a região.

Com ar mais ameno ou menos quente avançando, com instabilidade, a maior parte da Metade Sul gaúcha deve ter máximas em torno ou abaixo de 25ºC neste domingo. O calor alivia bastante também ao longo da fronteira com o Uruguai. No Centro do estado e Grande Porto Alegre, máximas de 27ºC a 30ºC. Onde ainda vai fazer muito calor neste domingo será no extremo Noroeste, Médio e Alto Uruguai com marcas à tarde de 35ºC a 37ºC e isoladamente superiores.

Em Santa Catarina e no Paraná, o calor prossegue neste domingo. Em Santa Catarina, com maior intensidade no Oeste com marcas acima de 35ºC. No Paraná, marcas muito elevadas no Oeste, Noroeste e o Norte do território paranaense. No Oeste e no Noroeste do estado, a tarde do domingo pode ter 38ºC a 39ºC. Na segunda, o calor cede no Oeste dois estados.

Anúncios