Vem aí uma segunda rodada de instabilidade que vai trazer chuva para grande parte do Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, antes do ingresso de uma massa de ar frio que terá impacto maior na Metade Sul do estado de quarta em diante e depois da mudança do tempo de ontem (domingo) com uma frente fria que trouxe chuva e temporais.

Volta a chuva para o Rio Grande do Sul nas próximas horas | ALEX ROCHA/PMPA
A manhã desta segunda-feira foi de sol e nuvens em várias cidades gaúchas, entretanto em parte do estado a nebulosidade tornou a aumentar com céu nublado a encoberto, especialmente no Oeste e no Centro do estado, incluindo Porto Alegre e região.
Nas próximas horas, a tendência é que a atmosfera sobre o Rio Grande do Sul passe a se instabilizar gradualmente com a formação de nuvens de maior desenvolvimento com o avanço de ar mais quente e instável que ingressa a partir do Oeste pelo Nordeste da Argentina.
Por isso, até o fim desta segunda-feira, há chance de chuva em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, especialmente em setores do Oeste, de parte do Centro e do Sul do estado.
Não há um consenso entre os modelos numéricos sobre a intensidade da instabilidade, indicando alguns chuva fraca e outros o potencial para áreas localizadas com risco até de granizo e raios.
Entre a madrugada e a manhã desta terça-feira, a instabilidade do Oeste, do Centro e do Sul avança para a Metade Norte, alcançando municípios do Norte e do Nordeste do território gaúcho.
Como consequência, o período com maior probabilidade de chuva em Porto Alegre e na região metropolitana é o começo da terça-feira, embora não se possa afastar instabilidade fraca antes pela abundante nebulosidade.
No decorrer da terça, com o ingresso de correntes de vento do quadrante Sul que acompanham uma massa de ar mais frio, a tendência é de melhora do tempo com o retorno do sol.
Inicialmente, a melhora do tempo nesta terça vai se dar a partir do Oeste e do Sul do estado e ao longo do dia o tempo tende a melhorar na maior parte do território gaúcho, apesar de alguns pontos seguirem com períodos de maior nebulosidade.
Com o ingresso do ar mais frio nesta terça, a temperatura estará mais amena e em várias cidades as mínimas do dia devem se dar à noite, no final do período, principalmente em municípios do Sul gaúcho que terão sensação de frio.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.