Anúncios

Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Esta será outra semana no país que os extremos do território nacional devem concentrar os maiores volumes de precipitação com mais chuva em áreas próximas da região equatorial assim como mais ao Sul do Brasil.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar outra vez no Norte e Oeste do Amazonas, em Roraima e no Acre. Na maior parte do Norte, a tendência é de pouca ou nenhuma chuva, agravando a estiagem na região.

Conforme os dados analisados pela MetSul Meteorologia, sequer deve chover nesta semana em muitas áreas do Sul e do Leste do Amazonas e do Pará, assim como em quase todo o estado de Rondônia e em Tocantins inteiro.

Na Região Nordeste, a chuva será escassa na maior parte da região com a precipitação outra vez mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco na maioria das áreas.

No Centro-Oeste, tempo extremamente seco predomina na maior parte da semana. Não há previsão de chuva para a quase integralidade do estado de Goiás e Mato Grosso que experimentarão semana muito seca e quente, aumentando novamente as queimadas. A chuva deve atingir no final da semana o Mato Grosso do Sul e talvez alguns pontos mais ao Sul de Goiás e do Mato Grosso.

Na Região Sudeste, a tendência é idêntica. A semana que se inicia será quase toda sob tempo firme e seco, mas no final da semana uma frente fria deve trazer chuva para grande parte de São Paulo, o Sul de Minas Gerais e ainda o Rio de Janeiro. Não se afasta instabilidade isolada no Triângulo Mineiro com a frente e no Leste de Minas.

No Sul do Brasil, a maior parte da semana terá instabilidade no Rio Grande do Sul com chuva em praticamente todos os dias no estado, com intervalos de melhoria. Uma frente passará a semi-estacionária, mantendo a instabilidade por dias. Na segunda metade da semana, impulsionada por uma massa de ar polar, a frente fria avança com chuva por Santa Catarina e o Paraná.

A sequência de dias chuvosos fará com que os volumes sejam altos em parte do Rio Grande do Sul nesta semana com acumulados mais altos, acima de 100 mm em vários municípios, em parte do Oeste, Centro e o Sul gaúcho. De forma isolada, a chuva pode passar até de 150 mm nesta semana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.