Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Conforme a análise da MetSul, a chuva terá os maiores volumes na semana que se inicia mais ao Sul do país, no caso o Rio Grande do Sul que deve ter um episódio de chuva excessiva. Vários pontos do Litoral do Nordeste também podem ter muita chuva em alguns momentos.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).
Na Região Norte, os estados com mais chuva na semana devem ser Amazonas, Norte do Pará, Acre, Amapá e Roraima. Com o fim do inverno amazônico, a chuva diminui muito e áreas mais ao Sul da região amazônica passam a enfrentar tempo predominantemente seco com precipitação escassa.
Na Região Nordeste, a maior parte da região não deve ter chuva na semana que começa. A instabilidade se concentra principalmente na faixa costeira e zona da Mata, onde a chuva cai com maior frequência e em alguns momentos com forte intensidade, podendo causar alagamentos.
No Centro-Oeste, a semana terá chuva escassa em toda a região à medida que a estação seca se instala no Centro do Brasil e suprime a instabilidade. Qualquer precipitação, se ocorrer, será isolada e se concentrar no Mato Grosso do Sul em poucos pontos.
Na Região Sudeste, o cenário é muito parecido com escassez de precipitação na semana em quase toda a região que terá o predomínio do sol e elevação da temperatura com marcas à tarde acima da média em muitas cidades.
No Sul do Brasil, a chuva deve ter os maiores volumes na semana que começa no Rio Grande do Sul com uma frente que estará semi-estacionária e a atuação de uma área de baixa pressão. Vai chover muito em parte do Rio Grande do Sul, tal como já alertado pela MetSul Meteorologia, com acumulados de 100 mm a 200 mm em muitos municípios e acima de 200 mm em alguns.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.