Anúncios

Onde mais deve ter chuva no Brasil nesta semana? O Sul e o Nordeste são as duas regiões do país que devem ter os mais altos acumulados de precipitação nesta semana, inclusive com risco de alagamentos e inundações por fenômenos meteorológicos distintos. Os acumulados em alguns pontos podem ser expressivos.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para esta semana no Brasil do modelo alemão Icon, que pode ser consultado a qualquer hora em suas quatro atualizações diárias por meio do nosso portal de mapas, exclusivo do assinante (assine aqui).

A Região Norte segue sob a umidade tropical que favorece pancadas de chuva, fortes em alguns pontos, em todos os estados da região. Este é o período do ano caracterizado ainda pelo inverno amazônico que proporciona chuva muito frequente nos estados do Norte do Brasil.

O Nordeste do Brasil terá muita chuva principalmente nas áreas costeiras com períodos de chuva forte a intensa, incluindo os litorais da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais ativa nesta semana, favorecendo a chuva mais forte mais ao Norte do Nordeste na costa.

Fortaleza, por exemplo, deve ter uma semana de instabilidade acentuada e frequente com chuva recorrente e em vários momentos de forte intensidade. Salvador, da mesma forma, deve ter chuva frequente até quinta-feira com momentos de precipitações fortes.

No Centro-Oeste, a semana será de chuva irregular. Os maiores volumes são indicados para o Oeste do Mato Grosso e o Oeste e o Sul do Mato Grosso do Sul. No restante da região, a chuva será muito irregular com volumes baixos e apenas em pontos isolados se prognostica precipitação forte passageira.

A maior parte do Sudeste também deve ter uma semana sem grandes volumes de chuva. O Norte de Minas Gerais, inclusive, deve ter precipitação escassa na semana. Pancadas atingem todos os estados da região no decorrer da semana, mas a precipitação é mal distribuída.

No Sul, a instabilidade predomina nesta segunda e na terça, mas ainda na quarta deve chover em algumas áreas à medida que uma frente fria se afasta. Uma área de baixa pressão reforça a instabilidade nesta segunda e uma frente fria se desloca pelo Sul na terça, trazendo chuva generalizada. Deve chover forte com altos volumes em diferentes pontos, o que preocupa porque há áreas com inundações no Oeste gaúcho e no Leste catarinense.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios