Anúncios

Onde mais vai chover no Brasil nesta semanas? A resposta está nos extremos com os maiores volumes de chuva indicados para áreas mais ao Sul e Norte do país. Na maior parte do território nacional, a semana que começa será de pouca ou nenhuma chuva com no máximo pancadas muito isoladas em alguns estados.

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas (assine aqui). No mapa, vê-se a tendência de precipitações mais abundantes em latitudes mais ao Norte do Brasil assim como mais perto do Uruguai, no Sul.

As razões para a precipitação nos extremos do país, porém, são muito distintas. No Norte, há influência da chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), uma faixa de instabilidade em torno do equador, enquanto no Rio Grande do Sul a chuva será consequência de áreas de instabilidade decorrentes do calor e da umidade.


O que chama atenção no mapa é a grande área de chuva escassa na parte central do Brasil que abrange grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste brasileiro. Isso se deve a uma grande massa de ar seco e quente, associada a uma onda de calor, que vai inibir a ocorrência de chuva.

No Norte, a chuva desta semana será tipicamente decorrente da umidade do ar tropical quente e úmido, sobretudo sobre a floresta amazônica. Pode chover muito durante a semana na área costeira do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e parte do Ceará. Fortaleza e São Luís estão entre as capitais que podem ter momentos de chuva muito forte.

No Sul do Brasil, embora o mapa mostre chuva com maiores volumes no Rio Grande do Sul, grande parte da semana no estado gaúcho será seca e muito quente. A chuva atinge setores mais ao extremo Sul gaúcho na quarta, mas na maioria das regiões somente vai chover na sexta ou no sábado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios