Anúncios

Temporais podem atingir vários estados do Centro-Sul do Brasil nesta terça-feira com chuva localmente forte e risco de ocorrências muito localizadas de vendavais e queda de granizo, alerta a MetSul Meteorologia.

PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

A instabilidade será consequência do avanço de uma frente fria e da presença de um centro de baixa pressão que vai estar sobre o Oceano Atlântico entre os litorais do Sul e do Sudeste do Brasil.

Uma massa de ar quente cobre a parte central do Brasil, o que vai contribuir para que se registre convecção profunda com a formação de grandes nuvens de desenvolvimento vertical, que trarão os episódios de chuva localmente forte e de temporais isolados.

Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.

À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Ontem, no Mato Grosso do Sul, a temperatura máxima chegou a 37,6ºC em Paranaíba e Nhumirim. Em Goiás, os termômetros indicaram 38,6ºC em Itumbiara. Em Minas Gerais, a máxima foi a 37,8ºC em Conceição das Alagoas.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram máximas ontem no estado de São Paulo de 38,8ºC em Valparaíso e Ituverava; 38,4ºC em Barretos; 37,9ºC em José Bonifácio; 37,7ºC em Bebedouro; 37,4ºC em Ariranha; 37,3ºC em Lins e Jales; e 37,2ºC em Ibitinga e Pradópolis.

Com o avanço da frente fria, a presença do ar quente e ainda a atuação de uma baixa pressão na costa, o risco de temporais e chuva forte é alto em vários estados nesta terça, sobretudo da tarde para a noite.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva e pressão em superfície do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a tarde e noite desta terça (clique aqui para ter acesso ao modelo).

METSUL

METSUL

O calor e a umidade devem formar áreas de instabilidade no Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, mas o maior risco de chuva localmente forte e temporais se concentrará hoje em estados do Centro-Oeste e do Sudeste da tarde para a noite, quando as altas temperaturas devem intensificar a convecção.

Assim, estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais têm um elevado risco de formação de nuvens carregadas na segunda metade do dia que poderão trazer chuva localmente forte e tempestades localizadas.

Os dados analisados pela MetSul indicam que o cenário se repete amanhã no Centro do Brasil em mais um dia com convecção muito favorecida e que terá ocorrências de chuva isoladamente forte a intensa com temporais, especialmente da tarde para a noite.

Anúncios