Anúncios

Fevereiro vai começar com muita chuva em parte do Brasil. Elevados acumulados de precipitação podem ocorrer na primeira semana de fevereiro em vários estados. Os mais altos volumes devem ocorrer em pontos do Norte, Centro-Oeste e do Sudeste do país com transtornos em algumas localidades.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para a primeira semana de fevereiro a partir da rodada das 12Z desta quarta-feira do modelo meteorológico Icon, do serviço de previsão do tempo da Alemanha, disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

Como é comum nesta época do ano, afinal é o inverno amazônico, chove muito na área da Amazônia Legal. Os mais altos acumulados nesta primeira semana de fevereiro vão ocorrer em áreas do Amazônia, Pará e Rondônia com registros de 100 mm a 200 mm em alguns pontos, mas com acumulados isolados superiores.


No Centro-Oeste do Brasil, a chuva será irregular, mas deve chover muito em pontos do Centro-Norte do Mato Grosso e setores localizados de Goiás, com acumulados acima de 100 mm na semana. No Mato Grosso do Sul, volumes muito variáveis, mas baixos na maior parte das cidades.

Chove bastante em parte do Sudeste do Brasil. A primeira semana de fevereiro deverá ter instabilidade frequente no estado de São Paulo e no Centro, Oeste e o Sul de Minas Gerais, assim como em áreas do Rio de Janeiro, especialmente na Costa Verde.

Na cidade de São Paulo, pancadas de chuva, que ocorrem principalmente da tarde para a noite, devem ocorrer todos os dias na primeira semana de fevereiro. Estas pancadas são localmente fortes a torrenciais, causam alagamentos e ainda podem vir em alguns dias com temporal.

No litoral de São Paulo, a primeira semana de fevereiro também terá instabilidade frequente com chuva em vários momentos, mas intercalada com períodos de melhoria. A chuva, sob uma atmosfera quente e úmida, pode ser forte a intensa localmente com possibilidade de transtornos.

Já na cidade do Rio de Janeiro, haverá chuva em diferentes momentos da primeira semana do mês, porém menos frequente que em São Paulo e com períodos de melhoria com sol e nuvens mais prolongados. As pancadas ocorrem mais da tarde para a noite por conta do aquecimento diurno.

As regiões do Brasil que menos devem ter chuva nesta primeira semana de fevereiro são o Sul e o Nordeste. No Nordeste, chove pouco na maior parte da região. No Maranhão, ao contrário, as pancadas devem ser mais frequentes.

No Sul, exceção do Noroeste do Paraná, a chuva será uma raridade na primeira semana do mês. Muitas cidades gaúchas não devem ver uma gota de chuva nos primeiros sete dias de fevereiro e ainda estará ensolarado com tardes de muito calor.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios