Anúncios

Chuva vai marcar o começo da semana em parte do Rio Grande do Sul. A instabilidade tende a se concentrar no Sul do Rio Grande do Sul e pode chover até por vezes fortes em algumas cidades com alta probabilidade de raios e trovoadas, não se descartando queda localizada de granizo.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada no Rio Grande do Sul até às 9h de terça-feira, de acordo com dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que pode ser consultado pelo assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

A instabilidade decorrer do avanço de uma massa de ar quente que encontra ar mais frio ao Sul do Rio Grande do Sul. A temperatura chegou neste domingo a 36,8ºC no Noroeste gaúcho enquanto o Sul do estado tinha muitas nuvens, instabilidade e temperatura baixa.

Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia tinham registrado até o começo da noite deste domingo chuva nas regiões de Bagé, Pelotas, Rio Grande e Canguçu com acumulado de 7 mm em Rio Grande.

Vem mais chuva. Nesta segunda, muitas nuvens cobrem o Sul e o Leste do estado. No Sul do estado, na Campanha e na fronteira com o Uruguai deve chover em diferentes momentos desta segunda-feira e em grande parte do dia em algumas cidades.

A chuva em alguns momentos no Sul do estado pode ter pancadas fortes de curta duração acompanhada de raios e trovoadas, não se descartando ocasional queda de granizo, mas em pontos muitos localizados.

Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, onde em vários pontos o sol aparece com nuvens e faz calor, qualquer instabilidade será isolada e passageira. Não se descarta que na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte possa ocorrer precipitação leve, como garoa, sobretudo na primeira metade do dia.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.