Uma massa de ar frio vai ingressar no Sul do Brasil entre hoje e amanhã com queda de temperatura e marcas de inverno no começo da primavera meteorológica (trimestre de setembro a novembro). Mesmo a formação de geada pode ser esperada neste evento de frio, embora não se projete que seja generalizada.
Uma frente fria avança pelo Sul do Brasil hoje e amanhã com aumento de nebulosidade e previsão de chuva para os três estados da região. Na retaguarda da frente, avança a massa de ar frio com queda de temperatura.
Por isso, começa a esfriar no Rio Grande do Sul já nesta quarta-feira. Na maioria dos municípios gaúchos, as mínimas desta quarta-feira devem se dar no final do dia, à noite, quando a sensação será de frio com marcas entre 10ºC e 12ºC na maior parte das cidades.
Esta massa de ar frio não é de forte intensidade, assim, como é bastante normal em setembro, o período de temperaturas mais baixas será de curta duração e no final desta semana a temperatura retoma uma trajetória de elevação.
O ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão de 1.022 hPa a 1.024 hPa que vai estar sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira, não apenas garantindo tempo firme como temperaturas mais baixas nos três estados do Sul.
Mesmo não sendo uma incursão de ar frio de maior intensidade, a temperatura vai ficar bastante abaixo da média de setembro, especialmente no começo da sexta-feira, quando se espera ocorram as menores mínimas.
A massa de ar frio terá impacto desprezível na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Refresca muito brevemente em localidades de parte do Mato Grosso do Sul e do Leste do Sudeste, mas logo vai voltar a aquecer acentuadamente. A frente, por exemplo, traz chuva e temperatura baixa no Rio de Janeiro na sexta. Na cidade de São Paulo, refresca bastante na sexta antes de o calor voltar no sábado.
O que esperar em termos de frio
Como destacado, a temperatura já começa a declinar hoje no Rio Grande do Sul com chuva, vento e sensação de frio, principalmente no final do dia. Isso vai levar a um começo de quinta-feira com temperatura baixa no estado gaúcho com as menores marcas no Oeste, no Sul e na Serra, onde deve fazer menos de 10ºC.
A madrugada mais fria, entretanto, será a desta sexta-feira, uma vez que o tempo vai estar mais aberto, o perfil da atmosfera mais seco, o vento mais fraco a calmo e o centro de alta pressão estará sobre o Sul do Brasil.
No amanhecer da sexta, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina assim como áreas mais ao Sul do Paraná devem ter mínimas de um dígito. Em Porto Alegre, a mínima pode cair a 8ºC ou 9ºC. Na área metropolitana e no extremo Sul da capital, a 6ºC ou 7ºC. No interior, muitas cidades terão mínimas ao redor de 5ºC. Nos Campos de Cima da Serra e no Planalto Sul Catarinense diferentes pontos podem ter marcas perto de 0ºC e quiçá negativas em algumas localidades.
Frio vai trazer geada
O frio deve trazer geada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas em número muitíssimo menor de cidades que nos dois episódios de temperatura baixa do mês de agosto. Desta vez, considerando a massa de ar frio não é potente, vai gear em menos lugares com maior probabilidade em regiões serranas.
O dia com maior probabilidade de gear é esta sexta-feira. O mapa acima mostra a probabilidade de geada a partir do modelo canadense para o amanhecer desta sexta. Como observa, a maior parte das localidades não terá geada com o fenômeno afetando baixo número de pontos.
Como consultar os mapas
Todos os mapas neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.