Uma nova frente fria avança neste momento pela Argentina e o Uruguai. O sistema frontal vai modificar o tempo no Rio Grande do Sul com queda de temperatura e estimular instabilidade no Sul do Brasil com risco de temporais entre Santa Catarina e o Paraná. Na retaguarda desta frente avança uma nova massa de ar frio que será responsável por resfriamento.

A imagem de satélite das 10h da manhã desta quinta do GOES-16 da NOAA e NASA mostrava a frente com fraca atividade passando pela altura do Rio da Prata, na altura das cidades de Buenos Aires, na Argentina, e de Montevidéu, no Uruguai. Com a atividade muito escassa do sistema, a frente quase não provocava chuva.

No Aeroporto Internacional de Ezeiza, a virada do tempo foi seca e apenas com a mudança da direção do vento com o ingresso do ar mais frio. Os dados dos boletins METAR (Meteorological Aerodrome Report) indicavam que em Ezeiza o vento soprava de Noroeste com fumaça e 19ºC às 3h da manhã, mas às 9h da manhã o vento era de Sul com rajadas perto de 50 km/h e fazia 13ºC.

O mesmo ocorreu no Aeroparque Jorge Newbery, o aeroporto central da capital argentina. Na madrugada, às 3h da manhã, a temperatura era alta com 20ºC e o vento soprava de Oeste com presença de fumaça vinda dos incêndios no delta do Rio Paraná. Já às 9h da manhã, fazia apenas 12ºC e o vento soprava por vezes com rajadas.

No Uruguai, a frente trazia na manhã de hoje aumento de nebulosidade nas cidades de Punta del Este e Montevidéu com céu nublado. A temperatura era menor em algumas cidades no meio da manhã que na metade da madrugada de hoje com a chegada do ar mais frio. O vento soprava moderado a por vezes forte na costa.

Virada seca no Rio Grande do Sul

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com amplos períodos de céu claro no Centro, Oeste e no Sul gaúcho depois de um começo de manhã com nevoeiro em algumas regiões. Áreas mais ao Norte, perto de Santa Catarina, têm mais nuvens e chance de instabilidade.

Agora, na segunda metade do dia, sobretudo a partir do meio e o fim da tarde, aumenta muito a nebulosidade no Norte e no Nordeste gaúcho. É o que fará Porto Alegre ter um dia de sol e à noite muitas nuvens. A temperatura estará muito mais alta que nos últimos dias com máximas perto ou acima de 25ºC na maioria das localidades.

Uma massa de ar frio ingressa nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul após a passagem de uma frente fria com escassa atividade. Por isso, a virada do tempo será seca e sem chuva na grande maioria dos municípios gaúchos. O vento rota para o quadrante Sul e a temperatura entre em declínio.

O ingresso do ar mais frio se dará com vento que pode soprar com rajadas em algumas localidades. O dia começa com muitas nuvens no Norte e no Nordeste do estado, inclusive na Grande Porto Alegre, enquanto o Oeste e o Sul terão tempo mais aberto. À tarde, com menos nuvens, o sol aparece na maior parte do estado.

Mais chuva e temporais entre Santa Catarina e o Paraná

A atuação de uma área de baixa pressão e a aproximação do ar frio devem induzir novamente forte instabilidade entre Santa Catarina e o Paraná com risco de chuva localmente intensa e com altos volumes e ainda a possibilidade de temporais localizados com vento e granizo.

A MetSul alerta que a tarde e noite desta quinta têm um alto risco de chuva localmente forte a torrencial e de temporais localizados nos dois estados. Não se pode descartar a ocorrência de granizo e de vendavais em setores localizados dos dois estados à medida que se formam nuvens muito carregadas sobre os territórios catarinense e paranaense.

Amanhã, a chuva atinge ainda diversos pontos de Santa Catarina e do Paraná, entretanto com tendência de deslocamento mais para Leste e melhora gradual pelo Oeste, uma vez que uma massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul e o Nordeste da Argentina com resfriamento.

No fim de semana, com a atuação de uma área de baixa pressão, a expectativa é de chuva nos três estados do Sul e não se pode afastar o risco de voltar a chover localmente forte entre Santa Catarina e o Paraná com alguns temporais isolados.

A projeção de chuva no mapa acima mostra a tendência de precipitação acumulada em 72 horas, até 21h de sábado, do modelo meteorológico de alta resolução WRF da MetSul. O modelo indica chuva acima de 100 mm em alguns pontos com acumulados pontuais de até 150 mm a 200 mm com os mais altos volumes concentrados do Centro para o Sudeste do Paraná e, em especial, no Nordeste catarinense, na área de Joinville.

Ar frio já será sentido nesta sexta

A massa de ar frio que avança pela Argentina hoje e deve ingressar no território gaúcho amanhã não é tão forte como a que chegou no último domingo e foi responsável por provocar geada em algumas cidades, mínima abaixo de zero no Sul gaúcho e trouxe apenas 7,5ºC na Grande Porto Alegre na segunda.

A nova incursão de ar frio deve, além de ser mais fraca, não vir com muito ar seco. Com isso, a queda da temperatura deverá ser mais sentida nas máximas que nas mínimas por conta da nebulosidade. Tanto que a previsão é de chuva para parte do Rio Grande do Sul no fim de semana com máximas baixas.

A chegada desta nova massa de ar frio prolongará até meados da segunda quinzena deste mês este padrão de temperatura abaixo a muito abaixo da média que vem se registrado em outubro.

Embora a nova queda da temperatura não deva ser tão acentuada quanto a observada entre o último domingo e a segunda, o Sul gaúcho pode ter 6ºC a 9ºC amanhã cedo, abaixo do que é normal para a metade de outubro. Na Grande Porto Alegre, as mínimas devem ficar entre 11ºC e 13ºC nesta sexta-feira, quando o normal para esta época do ano são mínimas em torno de 15ºC a 16ºC. As máximas a tarde desta sexta devem ser consideravelmente menores que as de hoje mesmo com sol.

Para o alívio dos produtores, a geada deve se limitar mais ao interior do Uruguai, especialmente abaixo do Rio Negro. Além de menos intensa que a incursão do começo da semana, a massa de ar frio que está chegando não será muito seca e parte do Rio Grande do Sul permanecerá com nuvens, o que desfavorece maior resfriamento noturno e geada.