Anúncios

O verão astronômico está ingressando nos seus últimos dias e o outono já dá os seus primeiros sinais no Sul do Brasil com temperaturas mais baixas. A nova estação começa com o equinócio no dia 20 às 6h01. Mas o que esperar da chuva no Brasil nesta última semana do verão.

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de chuva para esta semana do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, o serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso a muitos mapas de chuva).

Na Região Norte, os estados com mais chuva devem ser Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Amapá e Pará terão chuva mais irregular, embora localmente volumosa. No Tocantins, a chuva será muito mais irregular. A chamada ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) provoca chuva com volumes excessivamente altos na costa do Amapá, na Ilha de Marajó e no Norte do Pará.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva se darão pela ZCIT na costa e áreas próximas entre o Norte do Maranhão, Norte do Piauí, Centro-Norte do Ceará e no Rio Grande do Norte.

No restante da Região Nordeste, a maioria das áreas terá pouca ou nenhuma chuva com a instabilidade mais concentrada na faixa costeira e zonas próximas. Na Bahia, em especial, deve chover muito pouco e muitas cidades terminarão a semana sem qualquer registro de chuva.

No Centro-Oeste, a última semana do verão terá chuva com volume muito variáveis no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Haverá pontos em que os acumulados devem ser altos e outros em que a precipitação será mais escassa. Os maiores volumes ocorrer por conta de temporais isolados associados ao ar tropical quente e úmido no Mato Grosso e no Sul de Goiás.

Na Região Sudeste, a chuva aumenta nesta última semana do verão em parte de Minas Gerais. Onde mais deve chover na região será no Centro, Sul e no Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro e em parte do Espírito Santo. O Norte de Minas Gerais segue seco. Em São Paulo, a chuva tende a ser muito irregular e isoladamente forte por temporais de verão.

No Sul do Brasil, a chuva tende a ser também bastante irregular. Onde mais chove nesta última semana do verão será no Paraná e ainda assim pouco na maioria das áreas. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, na maioria das cidades ou chove pouco ou nada nestes últimos dias do verão astronômico.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.