Anúncios

Uma massa de ar frio já atua no Sul do Brasil e se reforça entre hoje e amanhã. A tendência é que o ar frio avance para Norte e alcance muitas áreas também do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acentuada queda da temperatura.

O ar frio foi responsável hoje por temperaturas baixas nos três estados do Sul. A temperatura na madrugada desceu a 3,9ºC em General Carneiro (PR) e no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra (SC). Mesma marca que foi observada em Espumoso (RS).

Uma área de baixa pressão a Leste do Rio da Prata impulsiona o ar mais frio para o Norte. Este é o sistema que no dia de hoje traz vento por vezes moderado a forte no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até alguns pontos do Paraná, além de instabilidade isolada pela sua circulação de umidade.

O sol aparece com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul nesta quarta. O tempo vai estar mais aberto de manhã. Isso porque a circulação de uma área de baixa pressão traz muitas nuvens e chuva em diversas regiões da tarde para a noite, especialmente no Centro do estado e nas Metades Sul e Leste. Há chance de pancadas fortes isoladas, talvez até com trovoadas.

Ao mesmo tempo, uma frente fria avança com nuvens e chuva nesta quarta pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi este sistema frontal, que precede a massa de ar frio, que trouxe chuva volumosa com alagamentos nas últimas horas no estado de São Paulo.

Hoje, o ar frio atua mais no Sul do Brasil com o núcleo do bolsão atmosférico de ar mais frio sobre o Rio Grande do Sul, onde a tarde e noite serão frias e ventosas em muitas cidades do estado. A temperatura segue caindo ainda em Santa Catarina e no Paraná, e declina em parte do Centro-Oeste.

Nesta quinta, o núcleo de ar mais se expande para cobrir todo o Sul do Brasil e avança pelo Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. O amanhecer será muito frio e com formação de geada nos três estados do Sul. Porto Alegre e Curitiba devem ter mínimas ao redor de 10ºC.

A temperatura declina ainda no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul com mínimas mais baixas. No decorrer do dia, o ar mais frio alcança o Sul de Goiás e de Mato Grosso, além do Triângulo Mineiro, o Sul de Minas e o Rio de Janeiro. No fim da quinta, a temperatura vai estar ao redor de 12ºC a 13ºC na cidade de São Paulo.

Na sexta, o ar frio cobre o Sul do Brasil e diversas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste, em especial locais do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Goiás, Centro-Sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. No Sul, marcas negativas são esperadas e geada em muitos municípios. A Grande Porto Alegre pode ter mínimas de 6ºC a 8ºC e a capital gaúcha 8ºC a 10ºC. Na região de Curitiba são previstas marcas de 7ºC a 9ºC na maioria dos pontos.

O amanhecer da sexta deve ser muito frio no estado de São Paulo com mínimas ao redor de 10ºC na capital paulista e inferiores em diversos bairros da cidade. A temperatura cairá a 11ºC a 13ºC no Triângulo Mineiro e pode gear no Sul de Minas assim como em áreas da Serra da Mantiqueira entre São Paulo e o Rio de Janeiro.

No fim de semana, a influência do ar frio persiste com temperatura amena no Sudeste do Brasil enquanto no Rio Grande do Sul diminui a sua atuação, embora ainda faça frio durante a noite. As máximas é que devem se elevar mais no estado gaúcho, sobretudo no domingo.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de anomalia de temperatura neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de geada de diversos modelos, chuva, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul que igualmente tem projeções de geada e temperatura.