Semana no Rio Grande do Sul começa com sol e nuvens | FERNANDO OLIVEIRA

A primeira metade desta semana no Rio Grande do Sul será marcada por condições atmosféricas mais estáveis. A instabilidade vai se concentrar na segunda metade da semana e pode ser intensa com a chegada de uma frente fria. Não se pode afastar a formação de um ciclone junto à costa gaúcha.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda, entretanto ainda se espera a presença de nevoeiro, neblina e nuvens baixas em diversos municípios. Na maioria, o sol já aparece de manhã, mas em alguns pontos a cerração pode tarde mais a se dissipar.

O dia começa com um pouco de frio, mas, uma vez que o sol aparece mais hoje que no fim de semana e o tempo estará mais aberto, a temperatura se eleva mais. Isso garantirá uma tarde de temperatura agradável no estado com máximas que passam dos 20ºC em quase todas as cidades gaúchas.

Na terça, o sol predomina no Rio Grande do Sul, embora a presença de nuvens. O amanhecer deve ter neblina ou nevoeiro em alguns pontos, mas que deve se dissipar ainda de manhã. Maior chance de nevoeiro perto de rios e em vales.

O tempo mais aberto na terça cedo vai favorecer uma madrugada mais fria com mínimas abaixo de 10ºC na Grande Porto Alegre e em muitas cidades do interior. A tarde será agradável para os padrões da época do ano com até 23ºC em Porto Alegre.

Na quarta, o sol predomina outra vez no estado, mas devem ser esperadas nuvens. Aumenta a nebulosidade no Sul gaúcho, onde pode chover em diferentes pontos, especialmente da tarde para a noite. O tempo aberto e seco na madrugada favorece maior resfriamento e o dia começa frio. Pode fazer até 10ºC a 11ºC em vários bairros de Porto Alegre e nos Aparados pode gear nas baixadas. A tarde deve ter 24ºC na capital.

Na quinta, a nebulosidade aumenta muito em parte do Rio Grande do Sul. Uma frente fria traz chuva para a Metade Sul e pontos do Oeste, podendo chover moderado a forte em alguns pontos com trovoadas. Na Metade Norte, onde o sol aparece com nuvens, o dia começa ainda frio em diversas cidades a tarde será quente para os padrões de julho. A Grande Porto Alegre deve ter máximas de 27ºC a 28ºC.

Na sexta, a frente fria avança e traz chuva para todas as regiões gaúchas. A nebulosidade vai predominar e o dia será úmido. Alerta para o risco de chuva moderada a forte e que em diversos pontos pode ser torrencial em alguns momentos. Haverá trovoadas. Não se pode afastar o risco de temporal. Os acumulados de precipitação em muitas cidades podem ser elevados com risco de transtornos. A temperatura pouco varia com a instabilidade.

O sábado começa com chuva que pode ser forte a intensa em diversas cidades nas primeiras horas do dia, mas no decorrer do dia a instabilidade se afasta e o tempo melhora gradualmente. Uma massa de ar frio ingressa com queda de temperatura e vento, não se afastando rajadas por vezes fortes.