A semana terá a passagem de duas frentes frias pelo Rio Grande do Sul. A primeira delas atuará ao longo desta segunda-feira com risco de chuva volumosa de forma pontual. A próxima irá avançar entre a quinta e a sexta e terá impacto importante na temperatura.
Nas próximas horas a atuação de uma frente fria deixará o tempo instável com pancadas de chuva em diversas regiões. Nos vales e na região metropolitana o sol aparece entre nuvens. A atuação de uma corrente de vento Norte/Noroeste irá produzir uma “ilha de calor” com forte aquecimento e máxima acima de 36°C ou mais em pontos da região. A temperatura passará de 30°C em vários pontos da Metade Norte, porém o aquecimento será muito maior entre os vales e Grande Porto Alegre.
Entre a tarde e a noite a chuva irá avançar sobre esse ar quente com potencial para ganhar força e produzir áreas de instabilidade intensas. Temporais isolados com muitos raios e chuva forte a torrencial isolada poderá ocorrer. Áreas da Metade Norte tem maior risco. Não se afasta a ocorrência de granizo pontual. Modelos indicam grande irregularidade na distribuição da chuva. Por outro lado, pontualmente acumulados de 50 a 100 mm poderão ocorrer com risco de transtornos e não se descarta que inundações pontuais possam a vir ocorrer.
Na terça o tempo melhora rápido na Metade Sul e Oeste com amanhecer ameno e mínimas abaixo de 15°C. O sol aparece entre nuvens. Já na Metade Norte a expectativa é de muitas nuvens e umidade que poderá produzir garoa, sobretudo, na primeira metade do dia. O vento sul predomina e, com isso, a temperatura sobe devagar a tarde.
Entre a quarta e a quinta uma segunda frente fria irá avançar associada a um centro de baixa pressão no oceano. Há potencial para eventos de chuva moderada a forte, especialmente em municípios da Metade Norte do Estado. O tempo fica abafado com máximas entre 27 e 29°C.
Entre a quinta e a sexta-feira o ingresso de uma massa de ar de origem polar tende a derrubar a temperatura no Rio Grande do Sul. A sexta-feira terá o domínio do ar seco em grande parte das regiões. A temperatura a tarde sobe devagar com máximas inferiores a 20°C em municípios da Metade Sul.
No fim de semana a temperatura irá despencar, sobretudo, no sábado com potencial para formação de geada em pontos isolados da serra do Sul e Norte do Estado.