Uma massa de ar muito quente vai se instalar neste começo de agosto na Argentina, Bolívia e Paraguai com marcas nos termômetros acima de 35ºC em muitas cidades dos países vizinhos e que podem atingir valores perto de 40ºC no Norte paraguaio e em parte do território boliviano. No decorrer da semana, ar mais frio chega ao Centro argentino e a massa de ar quente se concentrará mais entre o Norte argentino, Paraguai, Bolívia e o Centro-Oeste do Brasil.
A massa de ar quente vai influenciar o tempo neste começo de agosto no Centro da Argentina e no Uruguai, mas sem valores tão extremos e por um período mais curto. A cidade de Buenos Aires pode ter 27ºC nesta terça-feira, o que é calor para esta época do ano, mas já a partir da quarta ingressa ar mais frio e a temperatura declina com o frio típico de inverno na segunda metade da semana.
No Rio Grande do Sul, o aquecimento nesta semana será mais sentido na Metade Oeste, embora aqueça à tarde em outras regiões. Em cidades mais perto da Argentina, no Oeste e no Noroeste, as tardes até sexta serão quentes com possibilidade de marcas perto ou pouco acima de 30ºC, em especial sobre a Fronteira Oeste e no Noroeste.
Porto Alegre e outras cidades do Leste gaúcho não devem sofrer maiores impactos desta massa de ar quente. Aquece até quarta-feira com máximas em torno de 27ºC a 28ºC na quarta, com marcas de até 28ºC a 30ºC na quarta na Grande Porto Alegre, mas refresca na quinta e os dias seguintes serão agradáveis.
Em Santa Catarina, o cenário deve ser o mesmo. O aquecimento mais forte nesta semana vai se dar em cidades do Oeste catarinense, mas sem valores extremos. As máximas, em regra, vão ficar entre 27ºC e 29ºC, isoladamente superiores. Em Chapecó, as tardes mais quente devem ser as de quinta e sexta com até 27ºC, valor alto para o inverno, mas nada excepcional. Já em Florianópolis, no Leste, tardes muito agradáveis nesta semana com máximas de 23ºC a 25ºC na maioria dos dias.
No Paraná, repete-se o padrão com maior aquecimento no Oeste e no Noroeste do estado. No Sudeste, em Foz do Iguaçu, toda a semana terá tardes quentes com máximas, em geral, perto de 30ºC. No Noroeste e no Norte do Paraná é que aquece mais, perto do Mato Grosso do Sul, com máximas que devem atingir 31ºC a 33ºC.
Em São Paulo, o calor se fará presente em cidades principalmente do Oeste, do Centro e do Norte paulista. Que não fugirá muito ao normal do auge da estação seca, quando ocorrem dias quentes e secos. Na cidade de São Paulo aquece mais a partir de quarta e as tardes de quinta, sexta e sábado terão máximas de 28ºC a 29ºC.
No interior paulista, onde o calor persiste há muitos dias em diversas cidades, as máximas se elevam ainda mais de quinta em diante com marcas ao redor ou acima de 35ºC no Noroeste e no Norte do estado paulista. Sexta e sábado devem ser os dias mais quentes desta semana no estado de São Paulo com máximas acima de 30ºC na maioria dos municípios e com máximas superiores a 35ºC em alguns.
No Mato Grosso do Sul, a semana inteira será de calor. As máximas ficam entre 32ºC e 35ºC na maioria das cidades do estado no decorrer da semana, mas o calor mais intenso ocorre no Norte, perto do Mato Grosso, onde as máximas em algumas localidades devem ficar entre 37ºC e 39ºC. Em Campo Grande, a temperatura estará mais alta na segunda metade da semana com máximas de 32ºC a 35ºC na maioria dos dias.
No Mato Grosso, uma semana muito quente. O estado deve ter máximas de 37ºC a 40ºC todos os dias desta semana com máximas superiores a 35ºC em grande número de municípios. O auge da estação seca, que ocorre entre agosto e setembro, costuma ser marcado por prolongados períodos quentes e alguns de excessivo calor no estado. Em Cuiabá, o pior do calor ocorre na segunda metade da semana com algumas tardes perto ou arredor dos 40ºC.