A semana que começa tem como um dos grandes destaques o retorno da chuva ao Rio Grande do Sul, o que é uma excelente notícia diante do quadro de estiagem forte a severa que o Estado enfrenta pelo prolongado déficit de precipitação que já dura quase meio ano. 

Há um padrão de bloqueio atmosférico instalado e isso faz com que um sistema frontal fique semi-estacionário no Centro da Argentina e no Uruguai e que em alguns momentos oscila um pouco mais para o Norte com chuva em parte do Rio Grande do Sul, como é o caso deste domingo.

Na quarta-feira, uma frente fria cruza pelo Rio Grande do Sul associada a um centro de baixa pressão, mas trará pouca ou nenhuma chuva na maioria das localidades. 

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para esta semana no Rio Grande do Sul de diversos modelos numéricos, todos disponíveis na seção de mapas da página com atualizações a cada 6 ou 12 horas, conforme o modelo.

Modelo canadense

Modelo alemão

Modelo australiano

Modelo americano

Como se observa, a chuva desta semana pode trazer efeito de amenizar a estiagem apenas em poucas áreas porque, no geral, as precipitações serão muito insuficientes diante do grave quadro de estiagem e o elevadíssimo déficit hídrico.