Este fim de semana terá chuva em grande parte do Sul do Brasil, no Centro-Oeste e em diversas áreas do Sudeste pela atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai e o deslocamento de uma frente fria da Argentina.
O tempo já começou a se instabilizar no começo deste sábado com chuva em setores do Noroeste gaúcho, do Oeste catarinense, da Metade Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul por conta da atuação da área de baixa pressão no território paraguaio.
No decorrer deste sábado, a nebulosidade aumenta muito no Rio Grande do Sul e em diversos pontos do estado em que o sol aparece na manhã de hoje o céu deverá passar a nublado e depois encoberto.
O tempo se instabiliza com chuva em parte do território gaúcho, sobretudo da tarde para a noite. Não há previsão de chover em todo o estado. Pontos do Oeste, Campanha, Serra e do Litoral Norte podem terminar o dia sem chuva.
Chance maior de chover no Noroeste, Alto Jacuí, Planalto Médio, Centro, Vales, Grande Porto Alegre e parte do Sul. Em Porto Alegre e região, o sol aparece, mas depois o tempo fecha mais tarde e pode chover principalmente à noite ou na próxima madrugada.
Áreas de instabilidade trazem chuva neste sábado ainda para pontos de Santa Catarina e o Paraná, especialmente no Oeste, e também para o estado do Mato Grosso do Sul.
Já o domingo começa com muitas nuvens e chuva em pontos das Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul enquanto no Oeste o tempo firme predomina desde cedo.
Ao longo do dia, a instabilidade se concentra no Norte e no Nordeste gaúcho, como no Planalto, Alto Uruguai, Vales, Grande Porto Alegre e Serra, onde a partir da tarde ocorrerão períodos de melhoria. Nas demais regiões, por sua vez, o tempo melhora mais cedo com o avanço de ar mais seco.
Com o avanço de uma frente fria, chove neste domingo na maioria das regiões de Santa Catarina e do Paraná. A instabilidade afeta ainda o Mato Grosso do Sul e pontos do estado de São Paulo.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva do modelo alemão Icon e Europeu (ECMWF) para este fim de semana nos estados do Centro-Sul do Brasil. Os dois modelos podem ser acessados pelo assinante na seção de mapas (assine aqui).

METSUL

METSUL
Como se observa, não deve chover em todo o Rio Grande do Sul e áreas mais a Oeste do estado devem passar o fim de semana sem registro algum de precipitação.
Onde mais deve chover é na Metade Norte gaúcha, no Oeste catarinense, em parte do Paraná e, especialmente, no estado do Mato Grosso do Sul.
Os volumes, isoladamente, podem ser mais altos do que os indicados pelos modelos. No Paraná, no Mato Grosso do Sul e no estado de São Paulo há um maior risco de chuva localmente forte, especialmente no domingo, não se descartando ainda temporais isolados com queda de granizo e vendavais.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.