Anúncios

Previsão de chuva neste fim de semana nos três estados do Sul do Brasil. O tempo já começa a mudar na manhã deste sábado em diversas regiões e no decorrer do dia as precipitações vão se generalizar por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A mudança do tempo ocorre por uma frente fria que vai se deslocar pelo Sul do país e um centro de baixa pressão que atua sobre o Paraguai.

O centro de baixa pressão sobre o território paraguaio é térmico e vai favorecer aquecimento muito intenso hoje do Centro para o Norte do país com calor entre 35ºC e 40ºC em diversos pontos do país vizinho. O ar quente e de baixa pressão fornecerá energia para a instabilidade se intensificar muito entre hoje e amanhã em áreas mais a Oeste do Sul do Brasil e, em especial, sobre o Paraná.


Nuvens de grande desenvolvimento vertical devem se formar neste sábado e no começo do domingo sobre o Nordeste da Argentina, o Paraguai e o Sul do Brasil, logo a previsão é de que ocorram temporais isolados. Estas nuvens muito carregadas podem provocar ocorrências de granizo e vento forte em setores localizados. O maior risco de tempestades é na Metade Norte gaúcha, no Oeste e no Meio-Oeste catarinense e sobre o Paraná.

Última previsão de chuva

As atualizações dos modelos numéricos da madrugada deste sábado mantiveram o cenário de chuva volumosa em parte do Sul do país neste fim de semana. Segue o indicativo de que o Paraná será o estado em que mais deve chover na passagem desta frente fria pela região entre hoje e amanhã.

O mapa acima mostra a última previsão de chuva a partir da projeção do modelo de alta resolução WRF da MetSul em que se constata a tendência de grandes acumulados em diversas regiões paranaenses entre hoje e amanhã. Os volumes devem ficar próximos ou acima dos 100 mm em vários pontos do território paranaense.

Já o segundo mapa que você observa acima traz a previsão de chuva do modelo meteorológico alemão Icon que oferece um cenário semelhante ao do WRF com os maiores volumes sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e, principalmente, no Oeste de Santa Catarina e sobre o Paraná.

Estes dois modelos e outros com tendências de chuva estão disponíveis ao nosso assinante na seção de mapas com até quatro atualizações diárias, conforme a simulação, e prognósticos de chuva para até 15 dias e tendências semanais por até 45 dias e climáticas para os próximos meses.

Como vai ser a evolução da chuva

No Rio Grande do Sul, o sol aparece no começo da manhã deste sábado na maioria das regiões gaúchas, mas pela Fronteira Oeste a nebulosidade aumenta e chove. No decorrer da manhã, a Metade Leste segue com sol enquanto a Metade Oeste terá aumento de nuvens e chuva na maioria das cidades até o meio-dia. A chuva toma conta do Estado da tarde para a noite.

O domingo começa com muitas nuvens e chuva em parte do Rio Grande do Sul. Em horas da madrugada e da manhã pode chover principalmente em municípios do Sul e da Metade Leste. No decorrer do dia, entretanto, a nebulosidade diminui e o sol aparece no Estado. Com isso, a tarde do domingo será aproveitável e com a presença do sol na maioria das localidades.


O tempo muda radicalmente também em Santa Catarina e no Paraná no dia de hoje. Inicialmente, a chuva atinge mais áreas do Oeste dos dois estados. Da tarde para a noite de hoje, chuva e temporais são esperados na maioria das regiões catarinenses e paranaenses.

As regiões com maior chance de chuva forte são, no caso de Santa Catarina, o Meio-Oeste e o Oeste neste sábado e o Nordeste catarinense amanhã cedo. Já no Paraná, a chuva alcança primeiro o Oeste e o Sul, a maioria das regiões até o final deste sábado e as demais áreas mais próximas do Sul de São Paulo amanhã.

Anúncios