Uma massa de ar frio de origem polar ingressa no começo desta semana no Brasil e vai derrubar a temperatura em vários estados com marcas congelantes no Sul do país, onde irá se concentrar o bolsão de ar gelado, projeta a MetSul Meteorologia.

Mapas do modelo europeu mostram a invasão do ar frio de origem polar no Brasil | METSUL
Os mapas acima do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), disponível ao assinante na seção de mapas (assine aqui e tenha acesso), mostra a evolução do ar frio de origem polar entre esta segunda-feira (22) e a quarta-feira (24).
Esta será a massa de ar frio mais forte a alcançar o Brasil neste ano com temperaturas no nível de 850 hPa (em 1500 metros de altitude), métrica usada em Meteorologia para avaliar quão fria ou quente é uma massa de ar, ainda não observadas neste ano mais ao Sul do país.
A massa de ar frio vai ser impulsionada por um intenso ciclone extratropical que vai se formar a Leste do Uruguai e da Argentina, com deslocamento para o Sul do Atlântico, no final desta segunda (22) e na terça (23).
Com isso, a parte mais intensa da massa de ar polar vai cobrir os três estados da Região Sul na terça (23) e na quarta (24), dias que devem ser especialmente frios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná com temperatura baixa o dia inteiro, mesmo à tarde com a presença do sol.
Na segunda metade da semana, um centro de alta pressão forte de 1030 hPa estará sobre o Sul do Brasil, o que vai proporcionar tempo mais aberto, atmosfera mais seca, subsidência e vento calmo a fraco.
Estes são os ingredientes que propiciam resfriamento mais acentuado durante a noite, o que resultará numa sequência de madrugadas por demais frias e com temperaturas muitíssimo baixas.
Veja a rota que o ar frio vai percorrer no Brasil
Existem duas trajetórias para as massas de ar frio que chegam ao Brasil e isso afeta a amplitude das ondas frio no país. As de trajetória marítima, avançam pelo Atlântico, e afetam áreas mais a Leste do território nacional. Uma, dias atrás, causou muito frio em Minas Gerais, Rio de Janeiro e até na Bahia.
Já as massas de ar frio com trajetória continental avançam pelo interior da América do Sul. Afetam mais o Sul, parte do Sudeste, o Centro-Oeste e até áreas da Amazônia, no Norte do país. Será o caso da incursão de ar polar desta semana.

Mapa de anomalia de temperatura (desvio da média) do modelo meteorológico europeu para esta semana no Brasil | METSUL
Como consequência, a onda de frio será especialmente sentida em estados do Sul, no Mato Grosso do Sul e São Paulo, mas a temperatura terá queda ainda no Mato Grosso, parte de Minas Gerais (mais no Triângulo Mineiro), Sul de Goiás e ainda em Rondônia e no Acre.
O resfriamento muito mais acentuado vai se dar na Região Sul enquanto na maior parte do Centro-Oeste e do Sudeste, exceção do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, será mais modesto. No Norte, a friagem não deve ser muito significativa, embora a previsão de um breve resfriamento.
Sul vai gelar nesta semana
O Sul do Brasil vai gelar nesta semana com a parte mais intensa do ar polar sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. A semana inteira terá temperaturas baixas na região e em algumas localidades de maior altitude o frio será extremo.
Nossa previsão indica que centenas de cidades gaúchas, catarinenses e paranaenses terão mínimas ao redor e abaixo de 0ºC entre terça (23) e sábado (27) com as menores mínimas a partir da quarta (24), embora já faça muito frio na terça (23).
Três áreas, em particular, devem ter frio muito intenso a extremo. São os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, o Planalto Sul de Santa Catarina e o Planalto de Palmas, no Sul do Brasil.
Em pontos dos Campos de Cima e do Planalto Sul, a previsão é de mínimas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC com possibilidade de registros localizados em baixadas e fundos de vales, os chamados poços de ar frio, de até -8ºC ou menos.
Em Porto Alegre, as madrugadas mais frias devem ocorrer entre terça (23) e sábado (26). Há possibilidade de 4ºC a 5ºC na estação do Jardim Botânico, mas no Sul da cidade e pontos da área metropolitana pode fazer 0ºC a 2ºC.
Com o frio intenso, o número de cidades com geada será muito alto nesta semana no Sul do Brasil e no Centro-Sul do Mato Grosso do Sul. Deve gear forte a muito forte em muitos locais do Sul e nas áreas de maior altitude ainda haverá congelamento, com risco de gelo em estradas e ruas com acidentes. Pode gear mesmo em pontos da costa, onde o fenômeno é muito menos comum pelo efeito termorregulador do oceano.