Depois da instabilidade da primeira metade da semana, o Rio Grande do Sul começa hoje um período de tempo firme que vai durar vários dias sob influência de uma massa de ar seco que gradualmente vai aquecer e propiciará condições atmosféricas aproveitáveis na maior parte do feriadão.
Uma área de maior pressão atmosférica se instala sobre o Sul do Brasil a Oeste de um centro de baixa pressão já distante do continente sobre o Atlântico que foi responsável pela instabilidade da primeira metade da semana.
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira, entretanto no Nordeste gaúcho algumas cidades ainda devem ter momentos de maior nebulosidade e não se pode afastar mesmo a ocorrência de chuva ou garoa muito localizada e passageira, como deve ser o caso da Serra Gaúcha.
O dia começa ameno na maioria das localidades do estado. No Oeste, o amanhecer é um pouco frio pelo ar mais seco com marcas de 10ºC a 12ºC. Aquece rapidamente durante a manhã. Temperatura agradável no decorrer do dia com máximas na maioria dos municípios entre 23ºC e 25ºC. Na Metade Oeste, marcas de 25ºC a 27ºC em vários municípios. O amanhecer deve ter neblina e nevoeiro em alguns pontos da geografia gaúcha, mas que rapidamente se dissipa.
A Grande Porto Alegre, por sua vez, vai ter uma quinta-feira de sol e nuvens esparsas. A quinta-feira começa com temperatura amena na região metropolitana, mas aquece de manhã e se prevê uma tarde de temperatura bastante agradável e próxima das médias históricas de abril. Porto Alegre, por exemplo, deve ter mínima de 16ºC e máxima de 25ºC a 26ºC. No Vale do Sinos, a tarde é um pouco mais quente.