Anúncios

Rio dos Sinos alaga de Canoas ao Vale nesta sexta | PAULO PIRES/GES

Vale do Sinos enfrenta a maior enchente das últimas décadas com cheia excepcional do Rio do Sinos, que ultrapassa as marcas das enchentes do ano passado e de episódios da história recente. Pode ser a maior enchente na região desde a grande cheia do ano de 1965.

De acordo com Jornal NH, o nível do Rio dos Sinos chegou a marca dos 6,87 metros na madrugada desta sexta-feira em São Leopoldo. Segue em elevação média de 6 a 7 centímetros por hora. Prefeitura emitiu um alerta de segurança pedindo que moradores dos bairros São Miguel, Vicentina e da Vila Brás procurem local seguro para se abrigar.

A enchente é de grandes proporções também em Campo Bom, onde a régua do nível do Rio dos Sinos indicava na manhã desta sexta-feira 8,30 metros, muito acima dos picos históricos dos últimos 50 anos.

O avanço acelerado das águas do Rio dos Sinos e a iminência de transbordamento do dique do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, fez a Prefeitura decidir pela evacuação imediata da região da Vila Palmeira.

Uma operação foi montada durante a madrugada desta sexta-feira (3) e está nas ruas desde as 5 horas com carros de som e viaturas policiais para chamar atenção dos moradores. Indústrias calçadistas da região são afetadas e há funcionários ilhados e operações suspensas.

A maior vazão do Rio dos Sinos avança para Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas, onde a situação deve se agravar hoje e no fim de semana. Com o Guaíba represando o Sinos, a situação pode se tornar extremamente grave em Canoas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.