Neve no departamento uruguaio de Maldonado

Mar del Plata e outras cidades da costa atlântica e do Sul da província de Buenos Aires amanheceram ontem cobertas pela neve, mas o mais notável foi ter nevado em diversos pontos do Sul do Uruguai, onde o fenômeno é raro.

Flocos caíram nos departamentos de Montevidéu, Canelones e Maldonado a ponto de chegar a acumular em alguns locais.

O Cerro Catedral, de 530 metros de altitude, ponto mais alto do Uruguai em Maldonado, ficou branco em cena absolutamente inusitada.

Houve registro de chuva congelada aqui no Rio Grande do Sul em municípios como Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. Um vídeo recebido pela MetSul mostrou queda de graupel, forma granulada de neve, em São José do Norte, ao nível do mar.

O ar frio, como esperado, ingressou com vento e foi o fator determinante para a percepção gélida de ontem. A temperatura desabou e ontem no começo da noite já havia marcas negativas nos Campos de Cima da Serra, na região de Soledade e na Serra do Sudeste.

O vento associado ao frio intenso pode trazer geada negra hoje na madrugada em pontos de maior altitude do Leste gaúcho, mas durante o dia o vento sopra mais fraco que ontem.

A próxima noite e a madrugada da quinta ainda serão muito frias, a despeito do enfraquecimento do ar polar. O jogo de hoje do Grêmio à noite será um dos disputados sob menor temperatura na Arena desde a inauguração do estádio com marcas ao redor de 6ºC a 7ºC no decorrer da partida.