O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um aviso à população por fortes tempestades e precipitações localmente abundantes a partir desta sexta-feira como consequência do deslocamento de uma frente fria.

Temporais avançam pelo Uruguai nesta sexta-feira | RICHARD MACHADO
No começo desta sexta, espera-se uma deterioração das condições do tempo devido ao avanço de um sistema frontal de lento deslocamento, que provocará chuvas e trovoadas, algumas intensas.
As áreas mais afetadas inicialmente nesta sexta serão o Oeste do Uruguai e localidades ao Sul do Rio Negro, com possibilidade de volumes expressivos de chuva em curto período.
Na noite desta sexta e até a manhã de sábado, os fenômenos devem aumentar de intensidade nessas regiões com risco de tempestades localmente fortes e mesmo severas de forma pontual.
No decorrer do sábado, o sistema frontal avançará em direção ao Nordeste do país e para áreas junto ao Rio Grande do Sul, gradualmente melhorando as condições no Sudoeste.
O Inumet alerta que, nas áreas de tempestade, poderão ocorrer rajadas de vento forte e intensa atividade elétrica com muitos raios, o que eleva o risco de transtornos localizados, como alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.
A MetSul, com base em seus dados, avalia que é muito alto o risco de vendavais entre hoje e amanhã no Uruguai com rajadas fortes a muito fortes em vários departamentos uruguaios.
O tempo se instabiliza com chuva ainda entre a madrugada e de manhã no sábado em pontos do Oeste gaúcho. No decorrer do dia, a frente avança e leva chuva para a maioria das regiões gaúchas, exceção de localidades mais ao Norte e ao Nordeste do estado como do Alto Uruguai, Serra, Aparados da Serra e Litoral Norte que terão a chegada da chuva no domingo.
No avanço da frente fria, os volumes de chuva não serão altos na maioria das cidades, mas há risco de tempestades com rajadas de vento fortes a muito fortes quando da virada do tempo. Não se pode afastar granizo, mas de forma muito localizada e provavelmente sem o tamanho das pedras observadas na Argentina.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
