Anúncios

A umidade aumenta sobre o Brasil durante esta segunda metade da semana e favorece chuva em todas as regiões e todos os estados do país, embora em diversos pontos as precipitações sejam irregulares e mal distribuídas.

Mapa de umidade no Brasil

METSUL

O mapa acima mostra a projeção de umidade relativa do ar para a tarde desta quarta-feira (18) com base em dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), em que se observa como os índices de umidade devem ser altos em grande parte do território brasileiro.

A umidade tropical amazônica traz os maiores volumes de chuva nesta segunda metade da semana no Norte do Brasil nos estados do Amazonas, Acre e Pará, embora chova e até isoladamente forte nos demais estados da região.

No Nordeste do Brasil, o destaque fica para a atuação da chamada Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve trazer chuva e com volumes elevados para áreas do Norte do Norte do Maranhão, Piauí e Ceará. Por isso, há risco de chuva forte em capitais como Fortaleza e São Luís.

Nos demais estados da região, a chuva tende a ser mais irregular, mas pode ser forte de forma isolada no interior da Bahia, Maranhão e Piauí. Em pontos mais perto da costa entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, a chuva será muito mais isolada e passageira.

No Centro-Oeste, as pancadas de chuva atingem os três estados e com maior frequência o Mato Grosso e Goiás. No Mato Grosso do Sul, por sua vez, a chuva nesta segunda metade da semana será mais irregular, mas pode ser localmente forte a intensa e com tempestades fortes em pontos localizados devido ao calor excessivo perto de 40ºC.

Na Região Sudeste, onde mais chove nesta segunda metade da semana será em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, inclusive localmente forte, mas haverá uma variabilidade local de volumes enormes por ser chuva de natureza convectiva, associada ao calor e à alta umidade. Pancadas, isoladamente fortes, atingem também os estados de São Paulo e do Espírito Santo.

Na Região Sul, a maior disponibilidade de umidade na atmosfera seguira favorecendo a ocorrência de chuva localizada e mal distribuída nos três estados da região. Por isso, pontos isolados podem ter chuva forte a intensa e outros precipitação mais escassa. A instabilidade aumenta na região da tarde para a noite de quinta e na sexta com chuva em maior número de cidades.

Anúncios